Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Artur Albuquerque Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T15:24:51Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T15:24:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20858 | - |
dc.description | LEAL, A. A. C. Contribuição dp PIBID para as aulas de Educação Física no ensino fundamental. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo descrever a contribuição do PIBID para as aulas de Educação Física no ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand localizada em Campina Grande-PB, da qual fiz parte por três anos na condição de bolsista de Iniciação à Docência. A participação no programa, dentre outros fatores possibilitou um agir crítico e reflexivo a partir do qual gradativamente foram planejadas ações que contribuíram para o desenvolvimento das de aulas de Educação Física destinadas ao ensino fundamental no qual traçamos processos metodológicos que contribuíssem para formação básica omnilateral dos alunos enquanto cidadãos. Sabe-se que uma boa educação dependerá dentre muitos fatores da capacitação profissional docente. Visando melhoras neste aspecto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, busca inserir graduandos de cursos de licenciaturas, na educação básica, em escolas públicas proporcionando aos mesmos a vivência com o cotidiano escolar ainda enquanto discente (BRASIL, 2012). A relação entre a teoria e a prática ainda no período de graduação preencheu lacunas ocasionadas geralmente pelo excesso de teoria e carência da prática durante o curso, pois, só diante da realidade foi possível perceber a dimensão das responsabilidades, desafios e benefícios de se tornar docente. A aproximação com o futuro profissional abriu novos horizontes, passou-se a aprofundar os conhecimentos teóricos elencando abordagens, conteúdos e metodologias que suprissem as necessidades reais observadas no cotidiano escolar, para tal trabalhamos a partir da abordagem critico- superadora utilizando os conteúdos da cultura corporal e metodologias diversificadas, com práxis educativas, oficinas, seminários e momentos de socialização com apresentações para comunidade escolar. Os resultados obtidos foram positivos, conseguimos através do trabalho conjunto bolsistas/supervisor/coordenador ressaltar a importância da Educação Física e suas diversas possibilidades no processo de formação de cidadãos críticos e reflexivos, percebemos o aumento do interesse dos alunos, melhor desempenho nas atividades propostas e avaliações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.title | Contribuição do PIBID para as aulas de Educação Física no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Artur Albuquerque Carvalho Leal.pdf | PDF - Artur Albuquerque Carvalho Leal | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.