Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Artur Albuquerque Carvalho-
dc.date.accessioned2019-09-23T15:24:51Z-
dc.date.available2019-09-23T15:24:51Z-
dc.date.issued2019-05-15-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20858-
dc.descriptionLEAL, A. A. C. Contribuição dp PIBID para as aulas de Educação Física no ensino fundamental. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo descrever a contribuição do PIBID para as aulas de Educação Física no ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand localizada em Campina Grande-PB, da qual fiz parte por três anos na condição de bolsista de Iniciação à Docência. A participação no programa, dentre outros fatores possibilitou um agir crítico e reflexivo a partir do qual gradativamente foram planejadas ações que contribuíram para o desenvolvimento das de aulas de Educação Física destinadas ao ensino fundamental no qual traçamos processos metodológicos que contribuíssem para formação básica omnilateral dos alunos enquanto cidadãos. Sabe-se que uma boa educação dependerá dentre muitos fatores da capacitação profissional docente. Visando melhoras neste aspecto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, busca inserir graduandos de cursos de licenciaturas, na educação básica, em escolas públicas proporcionando aos mesmos a vivência com o cotidiano escolar ainda enquanto discente (BRASIL, 2012). A relação entre a teoria e a prática ainda no período de graduação preencheu lacunas ocasionadas geralmente pelo excesso de teoria e carência da prática durante o curso, pois, só diante da realidade foi possível perceber a dimensão das responsabilidades, desafios e benefícios de se tornar docente. A aproximação com o futuro profissional abriu novos horizontes, passou-se a aprofundar os conhecimentos teóricos elencando abordagens, conteúdos e metodologias que suprissem as necessidades reais observadas no cotidiano escolar, para tal trabalhamos a partir da abordagem critico- superadora utilizando os conteúdos da cultura corporal e metodologias diversificadas, com práxis educativas, oficinas, seminários e momentos de socialização com apresentações para comunidade escolar. Os resultados obtidos foram positivos, conseguimos através do trabalho conjunto bolsistas/supervisor/coordenador ressaltar a importância da Educação Física e suas diversas possibilidades no processo de formação de cidadãos críticos e reflexivos, percebemos o aumento do interesse dos alunos, melhor desempenho nas atividades propostas e avaliações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.titleContribuição do PIBID para as aulas de Educação Física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Artur Albuquerque Carvalho Leal.pdfPDF - Artur Albuquerque Carvalho Leal1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.