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dc.contributor.authorGomes, Valiomar Imperiano-
dc.date.accessioned2019-10-09T16:48:03Z-
dc.date.available2019-10-09T16:48:03Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20943-
dc.descriptionGOMES, Valiomar Imperiano. Transtorno de ansiedade o manejo de pacientes com necessidades especiais em uma clínica-escola de odontologia- um relato de experiência. 2018. 21 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA ansiedade é um estado psíquico natural de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável, desfavorável ou perigosa. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada, durante a graduação em odontologia, relacionada ao atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE), em uma clínica odontológica da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII localizada na cidade de Araruna-PB, por meio do componente curricular obrigatório Pacientes com Necessidades Especiais, cujo período de desenvolvimento das atividades foi setembro à dezembro de 2017, com atividades conduzidas e supervisionadas por docentes da instituição, neste período, fiquei responsável pelo atendimento de uma paciente com transtorno de ansiedade, a qual, ainda na primeira consulta, já demonstrou os primeiros sinais e sintomas da condição, com atitudes como receio, pouco ofegante e medo de sentir dor. Os atendimentos aconteciam em dupla, para não ocorrer quebra de comunicação com a paciente nos momentos de necessidade de circulação em ambiente de clínica para manipulação de materiais. Após detalhada anamnese, foi estabelecido o plano de tratamento, com enfoque para as formas de manejo do comportamento, para evitar crises de ansiedade durante o acompanhamento do caso clínico, sem o auxilio de ansiolíticos. A principal dificuldade foi controlar ansiedade da paciente sem o uso de fármacos, pois a mesma apresentava bastante receio e medo de sentir dor, sendo a própria consulta odontológica um fator desencadeante de ansiedade. Diante disso, o componente curricular Pacientes com Necessidades Especiais, promove o embasamento teórico-prático, dando suporte para uma abordagem e condução do tratamento a estes pacientes, que, por causa de suas limitações, necessitam de uma maior sensibilidade e atenção durante seu tratamento, sendo graças a este suporte que conseguimos conduzir o caso de forma tranquila e harmoniosa.pt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectPacientespt_BR
dc.titleTranstorno de ansiedade o manejo de pacientes com necessidades especiais em uma clínica-escola de odontologia: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:66 - TCC

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