Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Fernanda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T13:06:21Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T13:06:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 519.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20947 | - |
dc.description | NASCIMENTO, F. dos S. Mata Atlântica: Um caminho interdisciplinar no ensino de Estatística Básica. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A ocupação com o ensino de Matemática, em especial o ensino de Estatística Básica, vem ganhando novas formas de abordagem, buscando aplicações ao cotidiano das pessoas, às vezes envolve problemas sociais, políticos e ambientais. No presente trabalho tratamos sobre o ensino do referido conteúdo, associado ao tema transversal Meio Ambiente, de uma forma interdisciplinar, adotando a pedagogia de projetos. Tivemos como objetivo: Refletir sobre o ensino do conteúdo de Estatística na sala de aula vinculada a interdisciplinaridade e ao cotidiano, mais precisamente ao tema transversal Meio Ambiente. Apresentamos como proposta realizada um ensino dinâmico, através de novas formas de ensinar. Uma metodologia capaz de transformar o ensino aprendizagem de matemática, em particular o ensino de estatística, de forma a haver uma conexão com o aluno e o meio em que se encontra integrado. Nessa perspectiva, fizemos reflexões sobre o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), artigos e textos abordam sobre o ensino do conteúdo matemático estatística, a transversalidade e a interdisciplinaridade. Este trabalho foi realizado em uma turma de 1° ano de ensino médio na cidade de Esperança- PB, na escola Ecite Monsenhor José da Silva Coutinho. Como resultados, obtivemos a formação de visão da matemática como uma ferramenta capaz que nos mostrar conexões estabelecidas com o meio em que vivemos e novas formas de transmissão e construção do conhecimento para os alunos. Além do mais, os alunos demonstraram uma grande motivação em participar de todo o processo, especificamente o interesse em aprender estatística. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Estatística | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Transversalidade | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Mata Atlântica: Um caminho interdisciplinar no ensino de Estatística Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda dos Santos Nascimento.pdf | PDF - Fernanda dos Santos Nascimento | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.