Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20948
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Isabel Cristina da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T13:06:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T13:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20948 | - |
dc.description | SILVA, I. C. da. Entrelaçando jogos matemáticos, materiais concretos e história da Matemática: Uma perspectiva a ser trabalhada em sala de aula. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que a matemática para a maioria dos alunos é apresentada como uma ciência pronta e acabada, nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre os resultados obtidos a partir da aplicação de um jogo matemático no 6º ano, tendo foco na História da Matemática e no uso de materiais concretos em operações no Sistema Decimal. A pesquisa vem abordar o conteúdo das quatro operações de forma lúdica para contribuir no ensino e aprendizagem dos alunos, na qual trazemos o jogo matemático Trilha Numérica que aborda um pouco da história da matemática, mais precisamente, a história do sistema de numeração decimal e o material concreto dourado, como recurso didático para se trabalhar nas aulas de matemática pelos professores, tornando-as mais dinâmicas, atrativas, lúdica e contextualizada. Para efeito de fundamentação teórica utilizamos autores como D´Ambrósio, Lorenzato, Passos, Smole, entre outros. Desenvolvemos o trabalho numa turma de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal da cidade de Serra Redonda - PB, onde através das dificuldades encontradas no ensino da matemática abordamos tais conceitos em aulas dialogadas de revisão com o auxílio do Material Dourado, ao final das aulas de revisão aplicamos um questionário a respeito da utilização do material dourado, onde como resultado, obtivemos que ele é um grande recurso didático para se trabalhar em sala de aula, para em seguida ocorrer a aplicação do jogo Trilha Numérica. Após o término do jogo, aplicamos um questionário para saber o que os alunos acharam do jogo. Como resultado, obtivemos que a utilização do jogo em sala de aula torna a aula mais atrativa, dinâmica e contribuiu na compreensão dos conteúdos de matemática tendo os alunos demonstrado grande motivação em participarem das atividades propostas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Material concreto | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.title | Entrelaçando jogos matemáticos, materiais concretos e história da Matemática: Uma perspectiva a ser trabalhada em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isabel Cristina da Silva.pdf | PDF - Isabel Cristina da Silva | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.