Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Isabel Cristina da-
dc.date.accessioned2019-10-10T13:06:37Z-
dc.date.available2019-10-10T13:06:37Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20948-
dc.descriptionSILVA, I. C. da. Entrelaçando jogos matemáticos, materiais concretos e história da Matemática: Uma perspectiva a ser trabalhada em sala de aula. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que a matemática para a maioria dos alunos é apresentada como uma ciência pronta e acabada, nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre os resultados obtidos a partir da aplicação de um jogo matemático no 6º ano, tendo foco na História da Matemática e no uso de materiais concretos em operações no Sistema Decimal. A pesquisa vem abordar o conteúdo das quatro operações de forma lúdica para contribuir no ensino e aprendizagem dos alunos, na qual trazemos o jogo matemático Trilha Numérica que aborda um pouco da história da matemática, mais precisamente, a história do sistema de numeração decimal e o material concreto dourado, como recurso didático para se trabalhar nas aulas de matemática pelos professores, tornando-as mais dinâmicas, atrativas, lúdica e contextualizada. Para efeito de fundamentação teórica utilizamos autores como D´Ambrósio, Lorenzato, Passos, Smole, entre outros. Desenvolvemos o trabalho numa turma de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal da cidade de Serra Redonda - PB, onde através das dificuldades encontradas no ensino da matemática abordamos tais conceitos em aulas dialogadas de revisão com o auxílio do Material Dourado, ao final das aulas de revisão aplicamos um questionário a respeito da utilização do material dourado, onde como resultado, obtivemos que ele é um grande recurso didático para se trabalhar em sala de aula, para em seguida ocorrer a aplicação do jogo Trilha Numérica. Após o término do jogo, aplicamos um questionário para saber o que os alunos acharam do jogo. Como resultado, obtivemos que a utilização do jogo em sala de aula torna a aula mais atrativa, dinâmica e contribuiu na compreensão dos conteúdos de matemática tendo os alunos demonstrado grande motivação em participarem das atividades propostas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.titleEntrelaçando jogos matemáticos, materiais concretos e história da Matemática: Uma perspectiva a ser trabalhada em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Cristina da Silva.pdfPDF - Isabel Cristina da Silva1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.