Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2095
Título: Características produtivas do tomateiro cultivado sob taxas de reposição hídrica
Autor(es): SILVA, Juliete Araújo da
Palavras-chave: Esculentum
Lâminas de irrigação
Produtividade
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: O tomateiro destaca-se por sua grande importância comercial gerando emprego e renda nas regiões produtoras, porém é muito sensível as alterações no conteúdo de água no solo. Assim, objetivou-se avaliar as características produtivas do tomateiro ‘Caline IPA 6’ cultivado sob taxas de reposição hídrica no semiárido paraibano. O experimento foi realizado no Setor de Fruticultura e Ecofisiologia Vegetal, pertencente ao Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Catolé do Rocha. Foram avaliadas cinco taxas de reposição hídrica da cultura que corresponderam respectivamente a 50%, 75%, 100%, 125% e 150% da ETo. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo cada parcela constituída de nove plantas úteis. A ETo foi calculada pelo modelo de Penman-Monteith. As variáveis analisadas foram: fitomassa da parte aérea, fitomassa da raiz, relação entre a fitomassa da parte aérea/raiz, número de frutos por planta, massa do fruto, diâmetro transversal e longitudinal do fruto e produtividade. Elevadas taxas de reposição da ETo contribui para maiores valores na fitomassa da parte aérea e da raiz em plantas de tomateiro. As Lâminas de irrigação até 150% proporcionam aumento no número de frutos por planta e na massa do fruto. Melhores resultados para o diâmetro longitudinal e transversal dos frutos são encontrados com lâminas de 125% da ETo. O tomateiro ‘Caline IPA 6’ expressa melhor suas características produtivas com aplicação de lâminas de 150% da ETo.
Descrição: SILVA, J. A. da. Características produtivas do tomateiro cultivado sob taxas de reposição hídrica. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2095
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliete Araújo da Silva parte 1PDF - Juliete Araújo da Silva parte 13.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Juliete Araújo da Silva parte 2PDF - Juliete Araújo da Silva parte 21.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.