Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2097
Título: Desenvolvimento do girassol ( Helianthus annus L.) influenciado pela matéria orgânica do solo na presença e ausência do mulching
Autor(es): Aranha, José Carlos
Palavras-chave: Plantas oleaginosa
Girassol
Adubos
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: A utilização de adubos orgânicos é uma prática bastante antiga, e a utilização do esterco para agricultura, se destaca como um dos insumos orgânicos mais promissores da região semi-árida, comparada à agricultura convencional, oferecendo inúmeras vantagens ambientais. A região Nordeste é caracterizada pela má distribuição das chuvas no tempo e espaço e pelas elevadas temperaturas, em que a utilização da cobertura morta proporcionar uma série de benefícios ao solo, tais como: o controle da evapotranspiração, evadaninha, erosões e aumento na quantidade de matéria orgânica. Sobre esses aspectos, o objetivo do projeto foi avaliar o comportamento de plantas de girassol ecologicamente correto em condições de campo no município de Catolé do Rocha/PB. A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias no Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba em condições de campo localizado no município de Catolé do Rocha/PB, no oeste do estado da Paraíba. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados num fatorial 7x2 com 6 repetições, onde foi estudado 7 diferentes quantidades de esterco bovino como adubo de fundação, com e sem cobertura morta em sistemas de cultivo orgânico, utilizando a cultivar para o experimento foi a EMBRAPA 122/V-2000. O método de irrigação adotado foi o localizado, pelo sistema de gotejamento, obedecendo turno de rega em intervalos de 24 horas. As estatísticas foram analisados e interpretados a partir de análise de variância (Teste F) e pelo confronto de médias pelo teste de Tukey. Pelos resultados obtidos, conclui-se que, a quantidade de matéria orgânica (Q6) 7,5 kg/ cova para altura de plantas, área foliar unitária, peso de 1000 sementes e diâmetro do capitulo, (Q7) 9,0 kg/cova para o diâmetro caulinar, (Q1) 0,0 kg/cova para área foliar total, (Q3) 3,0 kg/cova para o número de aquênios por capitulo, (Q5) 6,0 kg/cova para o peso do capítulo proporcionou maior desempenho da altura de plantas, área foliar unitária, peso de 1000 sementes, diâmetro do capítulo, diâmetro caulinar, área foliar total, números de aquênios por capítulo e peso do capítulo, respectivamente.
Descrição: ARANHA, J. C. Desenvolvimento do girassol ( Helianthus annus L.) influenciado pela matéria orgânica do solo na presença e ausência do mulching. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2097
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Aranha parte 1PDF - José Carlos Aranha parte 11.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - José Carlos Aranha parte 2PDF - José Carlos Aranha parte 2907.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.