Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20974
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Daniel Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T13:20:32Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T13:20:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20974 | - |
dc.description | VIEIRA, D. C. Relato de experiência: Reflexões sobre as competências didático-pedagógicas na formação inicial de professores. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Competência é o poder de agir com eficácia dentro de um conjunto de situações, mobilizando e combinando, em tempo real e de modo pertinente os recursos intelectuais e emocionais. Porém, no âmbito escolar ocorre apenas a priorização dos recursos que geram as competências, sem a sua articulação. Neste estágio supervisionado, foram utilizadas diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento das aulas e como forma de melhorar o desempenho da prática docente através da formação e desenvolvimento de competências. Nesta perspectiva, este trabalho descreve no formato de relato de experiência, as atividades e práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, em uma escola de ensino fundamental da cidade de Campina Grande, PB. A pesquisa desenvolvida tem característica qualitativa, de cunho descritivo, referindo-se a objetivos de aprendizagem, propostas de contextualização e problematização para as aulas, o uso da ferramenta script, propostas de atividades práticas, métodos de avaliação e elaboração de questões, e a auto avaliação através da videoscopia. Os resultados consistem na reflexão pessoal e subjetiva sobre a prática, evidenciando a importância do compromisso com a prática pedagógica, sabendo adequá-la, aplicá-la e renová-la para instigar o conhecimento nos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Videoscopia | pt_BR |
dc.subject | Script | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: Reflexões sobre as competências didático-pedagógicas na formação inicial de professores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniel Chaves Vieira.pdf | PDF - Daniel Chaves Vieira | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.