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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20976
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Terezinha Nair Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T13:26:29Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T13:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20976 | - |
dc.description | PEREIRA, T. N. A. Aula experimental sobre o solo: Técnica facilitadora do ensino aprendizagem em Ciências. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O solo é um recurso natural fundamental para o ecossistema. É substrato para a vegetação e para a produção de alimentos, bem como sedia a ciclagem de nutrientes para animais e plantas e serve de abrigo para uma grande biodiversidade. Diante de tamanha importância é imprescindível expandir o conhecimento pedológico de maneira interdisciplinar, prática e objetiva, em que o discente deve ser induzido a construir o seu conceito e a participar de forma ativa do processo ensino aprendizagem. A utilização das aulas práticas possibilita que o ensino se torne mais real para o aluno. Portanto, a pesquisa objetivou demonstrar como a utilização de uma aula prática pode auxiliar na construção do conhecimento de discentes do Ensino Fundamental. As aulas aconteceram com alunos do sexto ano, do Programa de Apoio a Formação e ao Ensino (PROAFE), no Município de Campina Grande, PB, e foram divididas em etapas (aplicação de questionários, aula expositiva e prática). A investigação prévia dos alunos e a verificação da construção do conhecimento foram feitas através de um questionário com perguntas abertas que foi aplicado no início e ao final da aula. A análise e comparação dos questionários demonstraram que houve uma significação na construção do conhecimento. Na primeira aplicação do questionário, 12,73% dos alunos não sabiam “Por que é importante estudar o solo?” e 80% não sabiam “Como ocorre a formação do solo?”. Após as intervenções, pode-se constatar, na reaplicação do questionário, que as respostas apresentaram significados mais concretos, interligados a outras disciplinas e ao cotidiano dos alunos. Isso demonstrou que as práticas desenvolvidas com os estudantes corroboraram com a validade da experimentação científica nas aulas de Ciências. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carla de Lima Bicho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Vivência experimental | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Recurso natural | pt_BR |
dc.title | Aula experimental sobre o solo: Técnica facilitadora do ensino aprendizagem em Ciências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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