Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Carlos Rhamon Batista | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T13:39:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T13:39:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20982 | - |
dc.description | MORAIS, C. R. B. Experiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFE. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho relata uma experiência vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na graduação de Matemática como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID e no Programa de Apoio á Formação e ao Ensino-PROAFE com a parceria da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Com o objetivo de se verificar as contribuições dadas por nossa participação nesses projetos, analisamos as contribuições trazidas no estudo de Geometria com a utilizações de materiais didáticos nos anos finais do fundamental II. Desenvolvemos o trabalho por meio da participação nos dois projetos PIBID e PROAFE, dois trabalhos centralizados no ensino de geometria com materiais manipuláveis, os alunos envolvidos foram da Escola Augusto dos Anjos e alunos visitantes do Museu Vivo das escolas Municipais de Campina Grande-PB. Versamos acerca das maiores dificuldades trazidas em sala de aula pelos alunos a respeito da geometria, uma parte histórica da geometria no Brasil e a importância da utilização de materiais manipuláveis, todos fundados com bases teóricas. As atividades observadas foram três atividades realizadas no PIBID e PROAFE, que são o uso do Origami Modular, Animes e o Tangram, através dessas três atividades pudemos verificar a importância na utilização de materiais manipuláveis. No decorrer dessas atividades os alunos envolvidos mostraram um grande entusiasmo, e um olhar curioso de aprender aquilo que tinham tanta dificuldade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Origami modular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.title | Experiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carlos Rhamon Batista Morais.pdf | PDF - Carlos Rhamon Batista Morais | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.