Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Carlos Rhamon Batista-
dc.date.accessioned2019-10-10T13:39:46Z-
dc.date.available2019-10-10T13:39:46Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20982-
dc.descriptionMORAIS, C. R. B. Experiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFE. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata uma experiência vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na graduação de Matemática como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID e no Programa de Apoio á Formação e ao Ensino-PROAFE com a parceria da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Com o objetivo de se verificar as contribuições dadas por nossa participação nesses projetos, analisamos as contribuições trazidas no estudo de Geometria com a utilizações de materiais didáticos nos anos finais do fundamental II. Desenvolvemos o trabalho por meio da participação nos dois projetos PIBID e PROAFE, dois trabalhos centralizados no ensino de geometria com materiais manipuláveis, os alunos envolvidos foram da Escola Augusto dos Anjos e alunos visitantes do Museu Vivo das escolas Municipais de Campina Grande-PB. Versamos acerca das maiores dificuldades trazidas em sala de aula pelos alunos a respeito da geometria, uma parte histórica da geometria no Brasil e a importância da utilização de materiais manipuláveis, todos fundados com bases teóricas. As atividades observadas foram três atividades realizadas no PIBID e PROAFE, que são o uso do Origami Modular, Animes e o Tangram, através dessas três atividades pudemos verificar a importância na utilização de materiais manipuláveis. No decorrer dessas atividades os alunos envolvidos mostraram um grande entusiasmo, e um olhar curioso de aprender aquilo que tinham tanta dificuldade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectOrigami modularpt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.titleExperiências pedagógicas para o ensino de geometria no fundamental II: Uma vivência no PIBID e no PROAFEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Rhamon Batista Morais.pdfPDF - Carlos Rhamon Batista Morais1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.