Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Wellington Santos-
dc.date.accessioned2019-10-10T13:40:27Z-
dc.date.available2019-10-10T13:40:27Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20983-
dc.descriptionCOSTA, W. S. Os surdos e as dificuldades na sala de aula de Matemática. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estudo feito tem como principal objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos em salas de aulas, sejam elas regulares ou especiais, como também mostrar as dificuldades que professores e intérpretes encontram no decorrer de sua vida de docente, e encontrar soluções que possam amenizar essas dificuldades. No início da pesquisa foi realizada uma fundamentação teórica sobre a surdez, o contexto histórico e sobre a inclusão. Após discussões, decidimos aplicar um questionário com professores e intérpretes para identificar as principais causas que levam os alunos a terem um desempenho muito abaixo do esperado e afim de encontrar uma solução que possa diminuir essas dificuldades, decidimos aplicar um questionário que foi realizado com um professor e uma intérprete da escola de Áudio Comunicação de Campina Grande – EDAC. Os dados obtidos mostram uma situação crítica e preocupante que deve ser levada em consideração, podemos constatar que tantos professores, intérpretes e principalmente alunos tem grandes dificuldades em torno do ensino e aprendizagem, a partir desses dados identificamos que os alunos tem muita dificuldade com a língua portuguesa que é uma peça chave e indispensável saber para ter uma melhor compreensão de todos os assuntos, foi a partir dessas dificuldades que sugerimos a introdução do GeoGebra, pois e uma ferramenta que oferece um recurso de forte apelo visual, pois os alunos surdos usam o canal visuogestual para se comunicarem, então entendemos que o uso do material manipulável traz grandes benefícios no aprendizado. Com o GeoGebra os alunos podem enxergar a matemática por outro ângulo pois terão em mãos uma ferramenta capaz de resolver diversos problemas matemáticos que possam surgir no âmbito de seus estudos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleOs surdos e as dificuldades na sala de aula de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Santos Costa.pdfPDF - Wellington Santos Costa1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.