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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Vagner Teixeira do | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T14:00:19Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T14:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 378 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21002 | - |
dc.description | NASCIMENTO, V. T. do. Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise dos projetos pedagógicos vigentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de três instituições públicas localizadas no estado da Paraíba. A metodologia utilizada se pautou no estudo comparativo, um elemento da pesquisa documental, pautada na abordagem qualitativa de produção de conhecimento. Assim, para a coleta de dados foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) disponibilizados pelos cursos de forma digital. Assim, estabelecemos duas categorias a priori, a fim de orientar a análise: a “Estrutura Curriculares das IES” e se atendem às “Diretrizes Curriculares Nacionais”. A análise dos PPCs de Licenciatura em Ciências Biológicas dessas instituições revelou que, entre as instituições analisadas a UEPB já tem seu PPC adequado às exigências das DCNs; a UFCG ainda precisa se adequar em relação a oferta de componente que discuta os aspectos de Inclusão Social e Direitos Humanos e a carga horária de integralização do curso (atualmente são 2.910h enquanto que a Resolução CNE/CP Nº02/2015 exige, no mínimo, 3.200h); e a UFPB precisa adequar-se em relação a quantidade mínima de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes (20h a menos do que é exigido pelas DCNS), e a oferta do componente curricular obrigatório de Língua Brasileira de Sinais. Assim, entre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado da Paraíba, observa-se que, até este momento (agosto de 2019) apenas o curso da UEPB atende ao que se espera da formação do profissional docente disposta nas DCNs. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico do Curso | pt_BR |
dc.subject | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.title | Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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