Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
Título: Adubação orgânica com biofertilizante e diferentes fontes de matéria orgânica no crescimento de mudas de pinheira (Annona Squamosa)
Autor(es): Lima, Rita Anilda de
Palavras-chave: Adubos orgânicos
Fertilizantes
Mudas
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: A família Anonaceae possui mais de 120 gêneros e centenas de espécies destacando-se os gêneros Rollinia e Annona. A Annona Squamosa L, é conhecida popularmente como fruta do conde sendo originaria das terras baixas da America Central, no Brasil desenvolve-se bem em regiões de clima quente bem como nas regiões Sudeste e Nordeste brasileiro, notadamente nos perímetros irrigados. A nível mundial os maiores cultivos são encontrados no Peru e Colômbia, seguidos por Espanha e Israel. A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias no Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba em condições de ambiente protegido localizado no município de Catolé do Rocha/PB, objetivou-se avaliar a adubação orgânica com biofertilizante no crescimento de mudas de pinheira ecologicamente correta em estufa agrícola. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado DIC, num fatorial 5x3, totalizando 15 tratamentos e quatro repetições, totalizando 60 unidades experimentais, onde foram estudados os efeitos de diferentes dosagens de biofertilizante do tipo 5(D1=0,0 ml/planta/vez; D2=40 ml/planta/vez; D3=80 ml/planta/vez; D4=120 mL/planta/vez e D5=160 mL/planta/vez) e diferentes fontes de matéria orgânica (F1=húmus de minhocas; F2=esterco bovino e F3=esterco caprino no crescimento de mudas de pinheira em ambiente protegido. O sistema de irrigação adotado foi o manual (regador), obedecendo-se a turnos de rega em intervalos de manhã e tarde. Avaliaram-se a fitomassa seca da folha, fitomassa seca do caule, fitomassa seca da raiz, relação raiz parte aérea e comprimento da raiz. Observou-se com o aumento das dosagens de biofertilizante houve um decréscimo na fitomassa das folhas e das raízes , a aplicação da matéria orgânica do esterco caprino proporcionou melhor desempenho na produção da fitomassa das folhas de mudas de pinheira em ambiente protegido, a fitomassa da raiz apresentou um decréscimo a medida em que se aumentava a dosagem de biofertilizante, o comprimento máximo da raiz foi de 16,29 cm para uma dosagem ótima de 66,10 mL/planta/vez.
Descrição: LIMA, R. A. de. Adubação orgânica com biofertilizante e diferentes fontes de matéria orgânica no crescimento de mudas de pinheira (Annona squamosa). 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2104
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita Anilda de LimaPDF - Rita Anilda de Lima960.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.