Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Maria Sonia Freire De-
dc.date.accessioned2019-11-07T13:03:24Z-
dc.date.available2019-11-07T13:03:24Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21061-
dc.descriptionANDRADE, Maria Sonia Freire De. O uso da experimentação com materiais de baixo custo: uma comparação metodológica no ensino da física das leis de Newton para o 1° ano do ensino médio. 2018. 46 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho visa apresentar, uma proposta para o Ensino de Física, como ferramenta didática, abordando o conteúdo do 1º ano do Ensino Médio “Leis de Newton”. A iniciativa da pesquisa é mostrar a possibilidade de trabalhar com experimentos nas aulas de Ciências, sem uso de laboratórios, dando ênfase a importância da teoria-prática, pois, as duas andam juntas. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 1° ano do Ensino Médio com um total de 58 discentes, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão, localizada no Município de Araruna-PB, com o intuito de realizar uma comparação entre aula tradicional e a experimental. Com isso, inicialmente em uma turma foi realizada uma intervenção (aula) seguindo um modelo tradicional, ou seja, expositiva/dialogada (aula teórica) e em uma segunda turma, foi realizada uma aula utilizando experimentos montado com materiais de baixo custo, ambas discutindo o tema Leis de Newton. Portanto, como instrumentos para obter os dados, foram aplicados questionários antes e após da realização de cada intervenção. De acordo com os dados, percebemos o quanto o ensino de Física está longe da realidade dos alunos, como é importante a contribuição de uma aula experimental/expositiva nas aulas de Física para uma melhor compreensão dos conteúdos.pt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.titleO uso da experimentação com materiais de baixo custo: uma comparação metodológica no ensino da física das leis de Newton para o 1° ano do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Sonia Freire de Andrade.pdf866.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.