Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Maria Sonia Freire De | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T13:03:24Z | - |
dc.date.available | 2019-11-07T13:03:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21061 | - |
dc.description | ANDRADE, Maria Sonia Freire De. O uso da experimentação com materiais de baixo custo: uma comparação metodológica no ensino da física das leis de Newton para o 1° ano do ensino médio. 2018. 46 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho visa apresentar, uma proposta para o Ensino de Física, como ferramenta didática, abordando o conteúdo do 1º ano do Ensino Médio “Leis de Newton”. A iniciativa da pesquisa é mostrar a possibilidade de trabalhar com experimentos nas aulas de Ciências, sem uso de laboratórios, dando ênfase a importância da teoria-prática, pois, as duas andam juntas. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 1° ano do Ensino Médio com um total de 58 discentes, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão, localizada no Município de Araruna-PB, com o intuito de realizar uma comparação entre aula tradicional e a experimental. Com isso, inicialmente em uma turma foi realizada uma intervenção (aula) seguindo um modelo tradicional, ou seja, expositiva/dialogada (aula teórica) e em uma segunda turma, foi realizada uma aula utilizando experimentos montado com materiais de baixo custo, ambas discutindo o tema Leis de Newton. Portanto, como instrumentos para obter os dados, foram aplicados questionários antes e após da realização de cada intervenção. De acordo com os dados, percebemos o quanto o ensino de Física está longe da realidade dos alunos, como é importante a contribuição de uma aula experimental/expositiva nas aulas de Física para uma melhor compreensão dos conteúdos. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Prática experimental | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton | pt_BR |
dc.title | O uso da experimentação com materiais de baixo custo: uma comparação metodológica no ensino da física das leis de Newton para o 1° ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Maria Sonia Freire de Andrade.pdf | 866.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.