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dc.contributor.authorCosta, Genailson Fernandes da-
dc.date.accessioned2019-11-07T18:39:05Z-
dc.date.available2019-11-07T18:39:05Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 371.102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21086-
dc.descriptionCOSTA, Genailson Fernandes da. Propondo atividades geométricas em um ambiente robótico. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre o aluno do ensino fundamental, no que diz respeito às proposições e reflexões acerca de atividades investigatórias e exploratórias de geometria num ambiente robótico, analisando também suas viabilidades e suas possíveis limitações. O estudo teve como objetivo principal, garantir uma aprendizagem matemática geométrica de qualidade, ou seja, significativa. Entende-se que a ferramenta por si só não garante o entendimento dos conteúdos pelos alunos, porém se propormos desafios nesse ambiente bem pensados, principalmente aqueles que o aluno possa ativar seus processos cognitivos, a mesma funcionará como uma boa prática de ensino. Papert através da teoria criada por ele, o construcionismo propõe que a criança seja construtora de suas estruturas intelectuais. No entanto, ele inclui a necessidade da montagem de um artefato externo, no nosso caso o robô. Na mesma linha o professor assume o papel do provocador, fazendo questionamentos e gerando desafios, ao mesmo tempo, também estabelecendo com os alunos uma relação de companheirismo e cordialidade, no momento em que a aprendizagem matemática se processa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Katia Elizabete Galdinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titlePropondo atividades geométricas em um ambiente robóticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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