Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2110
Título: Crescimento vegetativo da bananeira nanica em dois ciclos sucessivos em função da aplicação de biofertilizantes líquidos
Autor(es): Diniz, Manara Soares
Palavras-chave: Banana
Tipos
Dosagens
Adubo orgânico
Data do documento: 3-Out-2013
Resumo: Objetivou-se com essa pesquisa estudar os efeitos de biofertilizantes no crescimento vegetativo da bananeira Nanica, em dois ciclos sucessivos, em condições edafoclimaticas de Catolé do Rocha – PB, Estuda os efeitos de 5 tipos e de 10 doses de biofertilizantes ao crescimento da bananeira Nanica (1° e 2° ciclo). O experimento foi conduzido, em condições de campo, na Escola Agrotécnica do Cajueiro, Campus IV, Universidade Estadual da Paraíba, no município de Catolé do Rocha, no estado da Paraíba, Brasil. O solo da área experimental é classificado como Neossolo Flúvico de textura arenosa não apresentando problemas de acidez e alcalinidade. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 50 tratamentos, no esquema fatorial 5 x 10, com quatro repetições, totalizando 200 parcelas experimentais (1 planta ou touceira/parcela). Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o crescimento da bananeira nanica (1° ciclo) não foi afetado pelos tipos de biofertilizantes aplicados; os valores de diâmetro do pseudocaule, área foliar unitária e área folia da planta da bananeira nanica (1° ciclo) aumentaram com o incremento de dosagens de biofertilizante até os limites ótimos de 1,56; 1,63; e 1,54 L/planta/vez, respectivamente, proporcionando valores ótimos dessas variáveis, havendo reduções a partir desses patamares; o crescimento da bananeira nanica (2° ciclo) não foi afetado pelas doses de biofertilizantes aplicados; o biofertilizante B5, que contém o maior número de ingredientes na sua composição, se sobressaio, de forma significativa, sobre os demais tipos, proporcionando maiores altura da planta e área foliar da planta da bananeira nanica (2° ciclo).
Descrição: DINIZ, M. S. Crescimento vegetativo da bananeira nanica em dois ciclos sucessivos em função da aplicação de biofertilizantes líquidos. 2012. 46f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manara Soares DinizPDF - Manara Soares Diniz964.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.