Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisca Rufino Baião da | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T11:20:14Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T11:20:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.58 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21101 | - |
dc.description | SILVA, Francisca Rufino Baião da. Diagnóstico das causas do bullying em uma escola pública municipal de Itaporanga-PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Bullying entendido como um ato violento que ocorre nos mais diversos ambientes e afeta o indivíduo em idades distintas, podendo causar danos físicos, morais, materiais e intelectuais. Difere das brincadeiras porque nelas todos se divertem e participam sem distinção enquanto o Bullying ocorre do mais forte (agressor) para o mais fraco (vítima). E, quando presente no âmbito escolar pode acarretar sérios problemas sociais. Mediante pressupostos, objetivamos nessa pesquisa analisar as práticas presentes no contexto escolar que se referem ao Bullying a partir dos valores universais para os individuais, partindo da seguinte indagação: Que práticas ocorridas no ambiente escolar estão relacionadas com o fenômeno Bullying e como lhe dar com ele? Ainda procuramos analisar a atuação do professor frente a esse fenômeno, verificando se questões relacionadas à exclusão social contribui para a ocorrência do Bullying e se os valores e direitos humanos são práticas frequentes no cotidiano escolar da E. E. E. I. F. Padre Diniz do município de Itaporanga – PB. Enveredamos nossos estudos por meios metodológicos embasados em uma pesquisa de campo, utilizando-se da abordagem qualitativa e da observação participante, na qual pudemos registrar as informações e dados por meio das observações e de questionário destinado a 4 professores do Ensino Fundamental II e a 6 alunos do 6º ano que se dispuseram colaborar respondendo perguntas referentes a sua descrição, questões relacionadas aos educandos, a prática do fenômeno Bullying e a atuação do professor com o intuito de compreender, interpretar, descrever e classificar. O resultado da pesquisa nos leva a perceber que as escolas precisam investir em uma educação pautada em ética, valores e direitos humanos, especialmente nos anos iniciais, o quanto os fatores sociais e, especialmente a família contribuem para prática de atos não condizente com os direitos humanos, como é caso do Bullying. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alex da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico das causas do bullying em uma escola pública municipal de Itaporanga-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisca Rufino Baião da Silva.pdf | PDF - Francisca Rufino Baião da Silva | 469.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.