Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Teresa Lisieux Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T11:20:42Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T11:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21103 | - |
dc.description | MEDEIROS, Teresa Lisieuz Dantas de. O uso da literatura de cordel no ensino da história. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos principais desafios enfrentados pelos professores hoje é conseguir realizar a interação do conteúdo didático com os seus alunos. Embora as escolas, hoje, disponham de vários recursos tecnológicos, esses não tem conseguido ser uma ferramenta efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Nesse ínterim a nossa pesquisa surge numa tentativa de chamar atenção para o que se ensina e não apenas como se ensina, levantamos a bandeira do uso da literatura popular no ensino de história, como uma ferramenta didático pedagógica que dinamiza o ensino, motiva os jovens, possibilita uma interação dos alunos com os conteúdos didáticos e abre possibilidades para entendermos a História a partir do pensar e sentir popular. Entendendo o cordel como uma literatura que nasce do povo, ela vem carregada de sentimentos, angustias problemas e realidades que nossos alunos vivenciam e este fato reforça ainda mais o uso desse tipo de literatura no ensino da História, sobretudo dentro de uma perspectiva de história social. Assim nosso objetivo principal é proporcionar aos nossos alunos uma nova possibilidade de leitura dos fatos históricos, uma leitura na qual se reconheçam, que os façam pensar e questionar a sociedade e os discursos produzidos, dessa forma acreditamos que estaremos dinamizando o ensino da História. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Terezinha de Jesus Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Dinamizar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | O uso da literatura de cordel no ensino da história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Teresa Lisieux Dantas de Medeiros.pdf | PDF - Teresa Lisieux Dantas de Medeiros | 411.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.