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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Chaves, Patrick Kervin de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T14:38:11Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T14:38:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 616.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21115 | - |
dc.description | CHAVES, P. K. de A. Acometimentos osteomusculares em indivíduos praticantes de e-sports. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Por muitos anos os jogos digitais eram conhecidos apenas como instrumento de diversão e entretenimento. Mas ao decorrer dos anos os jogos vêm conquistando novos espaços como para fins científicos, pedagógicos, e administrativos. A indústria do jogo tem gerado novos caminhos à economia, inclusive à criação de novos atletas, para uma nova modalidade esportiva: e-sports. Estes têm se dedicado cada vez mais, em busca da oportunidade de participarem de grandes equipes. Para isso, a dedicação exige horas diárias de uso de seus equipamentos eletrônicos. Os praticantes realizam movimentos repetitivos constantemente, o que pode ser prejudicial à saúde. Destes acometimentos, podem ser destacadas as Lesões por esforço repetitivo (LER). Sendo, assim, perceptível a necessidade de explorar as condições desses indivíduos para que o profissional da saúde entenda algumas das condições destes atletas. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo observar a prevalência de distúrbios osteomusculares em atletas da modalidade esportiva e-sports.: Esta Metodologia: Esta foi uma pesquisa epidemiológica de prevalência e de caráter transversal. Teve a participação de indivíduos com idade entre 15 e 31 anos, residentes no estado da Paraíba, que praticam jogos eletrônicos com uso de teclado e mouse ou joystick. Foi aplicado questionário online, coletando dados sócio-demográficos, particularidades sobre as modalidades de jogos e questionário Nórdico para avaliar regiões acometidas no corpo dos praticantes. Resultados: Com a participação de 241 indivíduos, foi possível observar que o público paraibano tem prevalência do gênero masculino, com idade média de 24 anos, e que ainda possuem ensino superior incompleto em sua maioria. 58% desses indivíduos foram acometidos por dor em algum momento em um período de 12 meses. Houve correlação estatisticamente significativa (p=0,005) entre a dor em região de Punhos e Mãos e a utilização de Teclado e Mouse. Considerações Finais: Mais da metade dos indivíduos possuíram alguma dor, formigamento, ou incomodo em algum momento em um período de um ano, afetando a qualidade de vida dos mesmos. Há uma considerável prevalência dos sintomas em região de punhos e mãos, região inferior das costas, e pescoço. Faz-se necessário a realização de estudos que acompanhem mais variáveis, como por exemplo das questões ergonômicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Windsor Ramos da Silva Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogo digital | pt_BR |
dc.subject | Lesão por esforço repetitivo | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio osteomuscular | pt_BR |
dc.title | Acometimentos osteomusculares em indivíduos praticantes de e-sports | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
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