Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Celia Maria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:12:24Z | - |
dc.date.available | 2019-11-18T14:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21137 | - |
dc.description | DUARTE, Celia Maria de Souza. A tomada de decisão na gestão participativa. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva discutir a questão da prática participativa da gestão escolar. Percebe-se que em muitas escolas afirma-se que há uma participação de todos os seus membros na tomada de decisões, como também dos méritos, mas o que se nota, quando se realiza uma observação “in loco” é que em uma parte das escolas a gestão participativa é, na verdade, um discurso, uma forma de promover a instituição, mas a gestão continua sendo centralizadora, fazendo com que alguns de seus membros nem consigam compreender o significado desse tipo de gestão. Por isso, discute-se acerca do conceito de gestão participativa e democrática, ressaltando-se a diferença entre um administrador e um gestor escolar. Para tratar da temática estudada, foi realizado um levantamento bibliográfico, para melhor fundamentar teoricamente este tipo de gestão. Realizou-se também pesquisa de campo, consistente na efetivada observação de três escolas, todas localizadas no município de Arara/PB, a fim de compreender como a gestão é praticada. Foram escolhidas uma escola da esfera municipal, uma da rede estadual de ensino público, e por fim, uma da iniciativa privada. Nesse contexto, realizou-se entrevistas com os gestores e funcionários das escolas escolhidas, para constatar os discursos por eles entendidos como prática de gestão escolar participativa e se as práticas adotadas em cada uma condizem com o que na teoria se preconiza. Desse modo, confronta-se a teoria e a prática adotada pelas escolas estudadas, até mesmo para se conhecer outras realidades e confrontá-las com a nossa própria. Os resultados encontrados indicam que a gestão participativa, nessas escolas, está sendo implantada aos poucos e seguindo as práticas corretas. Observou-se, por fim, que a gestão participativa já faz parte do discurso dos funcionários dessas escolas, mas a prática cotidiana ainda está em processo de implementação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciene Vieira de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática participativa | pt_BR |
dc.subject | Gestor | pt_BR |
dc.title | A tomada de decisão na gestão participativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Célia Maria de Souza Duarte.pdf | PDF - Célia Maria de Souza Duarte | 788.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.