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dc.contributor.authorDuarte, Celia Maria de Souza-
dc.date.accessioned2019-11-18T14:12:24Z-
dc.date.available2019-11-18T14:12:24Z-
dc.date.issued2014-06-14-
dc.identifier.otherCDD 371.207-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21137-
dc.descriptionDUARTE, Celia Maria de Souza. A tomada de decisão na gestão participativa. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva discutir a questão da prática participativa da gestão escolar. Percebe-se que em muitas escolas afirma-se que há uma participação de todos os seus membros na tomada de decisões, como também dos méritos, mas o que se nota, quando se realiza uma observação “in loco” é que em uma parte das escolas a gestão participativa é, na verdade, um discurso, uma forma de promover a instituição, mas a gestão continua sendo centralizadora, fazendo com que alguns de seus membros nem consigam compreender o significado desse tipo de gestão. Por isso, discute-se acerca do conceito de gestão participativa e democrática, ressaltando-se a diferença entre um administrador e um gestor escolar. Para tratar da temática estudada, foi realizado um levantamento bibliográfico, para melhor fundamentar teoricamente este tipo de gestão. Realizou-se também pesquisa de campo, consistente na efetivada observação de três escolas, todas localizadas no município de Arara/PB, a fim de compreender como a gestão é praticada. Foram escolhidas uma escola da esfera municipal, uma da rede estadual de ensino público, e por fim, uma da iniciativa privada. Nesse contexto, realizou-se entrevistas com os gestores e funcionários das escolas escolhidas, para constatar os discursos por eles entendidos como prática de gestão escolar participativa e se as práticas adotadas em cada uma condizem com o que na teoria se preconiza. Desse modo, confronta-se a teoria e a prática adotada pelas escolas estudadas, até mesmo para se conhecer outras realidades e confrontá-las com a nossa própria. Os resultados encontrados indicam que a gestão participativa, nessas escolas, está sendo implantada aos poucos e seguindo as práticas corretas. Observou-se, por fim, que a gestão participativa já faz parte do discurso dos funcionários dessas escolas, mas a prática cotidiana ainda está em processo de implementação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPrática participativapt_BR
dc.subjectGestorpt_BR
dc.titleA tomada de decisão na gestão participativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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