Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Valdileide Massilon de-
dc.date.accessioned2019-11-18T14:39:01Z-
dc.date.available2019-11-18T14:39:01Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21141-
dc.descriptionABREU, Valdileide Massilon de. A leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantz. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA prática da leitura e da escrita vem sendo realizada como um processo que busca ultrapassar a simples decodificação do código escrito da língua. De uma maneira geral, o ato de ler conduz a estruturas diferenciadas e a uma organização lexical que provém do contexto. Essa organização está relacionada, estritamente, com o contexto para o qual a mensagem se torna significante em dado momento bem como para os indivíduos que com ela têm contato. Nessa perspectiva, o presente artigo visa promover uma discussão crítico-reflexiva a respeito do processo de aprendizagem da leitura e sua importância no âmbito social. Para a construção deste trabalho foi utilizado autores como FREIRE (2005), KRAMER (2003), MAGNANI (1989), ORLANDI (2008) SILVA (2005), entre outros. O trabalho tem como objetivo principal, investigar a importância da leitura para o aprimoramento da escrita nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz na cidade de São João do Rio do Peixe. Traz em sua metodologia a pesquisa descritiva e quantitativa. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e questionários, os principais resultados obtidos foram: 1) A leitura é considerada um fator fundamental para a o aprimoramento da escrita; 2) A prática pedagógica dos docentes deixa a desejar por falta de formação e capacitação dos mesmos; 3) O desinteresse por parte dos alunos é um dos principais problemas que atingem o processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura, por essa razão precisa ser refletido em paralelo as discussões da própria prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barretopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.titleA leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantzpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdilene Massilon de Abreu.pdfPDF - Valdilene Massilon de Abreu436.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.