Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Valdileide Massilon de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:39:01Z | - |
dc.date.available | 2019-11-18T14:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21141 | - |
dc.description | ABREU, Valdileide Massilon de. A leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantz. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática da leitura e da escrita vem sendo realizada como um processo que busca ultrapassar a simples decodificação do código escrito da língua. De uma maneira geral, o ato de ler conduz a estruturas diferenciadas e a uma organização lexical que provém do contexto. Essa organização está relacionada, estritamente, com o contexto para o qual a mensagem se torna significante em dado momento bem como para os indivíduos que com ela têm contato. Nessa perspectiva, o presente artigo visa promover uma discussão crítico-reflexiva a respeito do processo de aprendizagem da leitura e sua importância no âmbito social. Para a construção deste trabalho foi utilizado autores como FREIRE (2005), KRAMER (2003), MAGNANI (1989), ORLANDI (2008) SILVA (2005), entre outros. O trabalho tem como objetivo principal, investigar a importância da leitura para o aprimoramento da escrita nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz na cidade de São João do Rio do Peixe. Traz em sua metodologia a pesquisa descritiva e quantitativa. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e questionários, os principais resultados obtidos foram: 1) A leitura é considerada um fator fundamental para a o aprimoramento da escrita; 2) A prática pedagógica dos docentes deixa a desejar por falta de formação e capacitação dos mesmos; 3) O desinteresse por parte dos alunos é um dos principais problemas que atingem o processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura, por essa razão precisa ser refletido em paralelo as discussões da própria prática docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá Barreto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A leitura como ferramenta de aprimoramento da escrita nas turmas de 3° ano do ensino médio da escola estadual coronel Jacob Guilherme Frantz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valdilene Massilon de Abreu.pdf | PDF - Valdilene Massilon de Abreu | 436.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.