Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Jose Sousa da-
dc.date.accessioned2019-11-18T14:39:19Z-
dc.date.available2019-11-18T14:39:19Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 371.102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21142-
dc.descriptionSILVA, Francisco José Sousa da. As novas tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem de química no ensino médio. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia é um recurso em nossa vida cotidiana, pois é tão antiga quanto à humanidade, já que a mesma vem sendo produzida e aperfeiçoada ao longo dos tempos. Entretanto, é constantemente questionado o seu uso, bem como aspectos positivos e negativos do seu uso, na educação esse cenário não é diferente. O uso da tecnologia em sala de aula sempre foi motivo de grande desconfiança e até rejeição por parte dos educadores e família. Todavia, o uso da tecnologia no contexto atual, é iminente, já que vem provocando diversas mudanças nas relações humanas em todas as suas dimensões: econômica, social e educacional. Desta forma, cabe ao educador se apropriar dessa ferramenta e utilizá-la a seu favor. O objetivo da pesquisa apresentada na monografia foi de avaliar propostas metodológicas no processo ensino/aprendizagem na disciplina de química no Ensino Médio através do uso de novos recursos tecnológicos na práxis educativa em sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de 30 questionários para alunos do 1° ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira, da cidade de Cajazeiras – PB. Em outro momento foi aplicado em oito alunos divididos em dois grupos, com a utilização do tablet e da robótica educacional no conteúdo da disciplina Química. A análise dos dados da pesquisa constatou que o uso dos novos recursos tecnológicos influencia consideravelmente no processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita uma maior interação das informações, pode trazer novos meios mais atrativos que auxiliarão no processo de ensino. Contudo, o professor deve ter a consciência que exerce um papel central nó elo entre alunos e as novas tecnologias, portanto é a forma de como é utilizada que determina se a tecnologia servirá ou contribuirá de forma satisfatória durante o processo educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosimar Socorro Silva Mirandapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino/Aprendizagempt_BR
dc.subjectPropostas metodológicaspt_BR
dc.titleAs novas tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem de química no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco José Sousa da Silva.pdfPDF - Francisco José Sousa da Silva1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.