Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisco Jose Sousa da | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:39:19Z | - |
dc.date.available | 2019-11-18T14:39:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21142 | - |
dc.description | SILVA, Francisco José Sousa da. As novas tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem de química no ensino médio. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tecnologia é um recurso em nossa vida cotidiana, pois é tão antiga quanto à humanidade, já que a mesma vem sendo produzida e aperfeiçoada ao longo dos tempos. Entretanto, é constantemente questionado o seu uso, bem como aspectos positivos e negativos do seu uso, na educação esse cenário não é diferente. O uso da tecnologia em sala de aula sempre foi motivo de grande desconfiança e até rejeição por parte dos educadores e família. Todavia, o uso da tecnologia no contexto atual, é iminente, já que vem provocando diversas mudanças nas relações humanas em todas as suas dimensões: econômica, social e educacional. Desta forma, cabe ao educador se apropriar dessa ferramenta e utilizá-la a seu favor. O objetivo da pesquisa apresentada na monografia foi de avaliar propostas metodológicas no processo ensino/aprendizagem na disciplina de química no Ensino Médio através do uso de novos recursos tecnológicos na práxis educativa em sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de 30 questionários para alunos do 1° ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira, da cidade de Cajazeiras – PB. Em outro momento foi aplicado em oito alunos divididos em dois grupos, com a utilização do tablet e da robótica educacional no conteúdo da disciplina Química. A análise dos dados da pesquisa constatou que o uso dos novos recursos tecnológicos influencia consideravelmente no processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita uma maior interação das informações, pode trazer novos meios mais atrativos que auxiliarão no processo de ensino. Contudo, o professor deve ter a consciência que exerce um papel central nó elo entre alunos e as novas tecnologias, portanto é a forma de como é utilizada que determina se a tecnologia servirá ou contribuirá de forma satisfatória durante o processo educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosimar Socorro Silva Miranda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino/Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Propostas metodológicas | pt_BR |
dc.title | As novas tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem de química no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisco José Sousa da Silva.pdf | PDF - Francisco José Sousa da Silva | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.