Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Aldair de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T10:57:26Z | - |
dc.date.available | 2019-11-19T10:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21148 | - |
dc.description | ARAÚJO, A. de F. A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB. 2018. 19p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB | pt_BR |
dc.description.sponsorship | O Estágio Supervisionado contempla a fase de aplicação prática de estudos teóricos e metodológicos internalizados pelo discente em formação durante a graduação até o referido momento. Nesse sentido, esse artigo busca expor a experiência de observação de um estagiário e suas decorrentes reflexões, atendendo à dualidade teoria-prática diante dos percalços e desafios no ambiente de observação. Tomando por referência autores como Pimenta & Lima (2004), Kimura (2010) e Callai (2010), determinou-se um aparato teórico que atende a todas as instâncias analisadas neste trabalho, desde a importância do Estágio Supervisionado ao futuro professor de Geografia em formação, até o papel da Geografia escolar no desenvolvimento deste processo para o estagiário. A pesquisa realizou-se durante as observações de quatro aulas de Geografia em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da cidade de Aroeiras - PB, através de registros em um roteiro de observação elaborado por um dos professores regentes da disciplina de Estágio com tópicos detalhados norteadores e os critérios de observação. Como esperado, no que se refere ao enredo das aulas, notou-se a predominância de aulas centralizadas na fala do professor em decorrência de uma turma de constante inércia diante leituras prévias solicitadas pela docente, e que, portanto, chegavam a aula sem saber como proceder diante de perguntas indutivas; além da confirmação do processo reflexivo e preparatório que o Estágio Supervisionado I consiste para um professor em formação, tendo em vista que os eventos observados o fazem buscar soluções práticas plausíveis atreladas à teoria. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Observação docente | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.title | A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALDAIR DE FARIAS ARAUJO.pdf | 407.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.