Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Aldair de Farias-
dc.date.accessioned2019-11-19T10:57:26Z-
dc.date.available2019-11-19T10:57:26Z-
dc.date.issued2018-10-28-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21148-
dc.descriptionARAÚJO, A. de F. A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB. 2018. 19p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PBpt_BR
dc.description.sponsorshipO Estágio Supervisionado contempla a fase de aplicação prática de estudos teóricos e metodológicos internalizados pelo discente em formação durante a graduação até o referido momento. Nesse sentido, esse artigo busca expor a experiência de observação de um estagiário e suas decorrentes reflexões, atendendo à dualidade teoria-prática diante dos percalços e desafios no ambiente de observação. Tomando por referência autores como Pimenta & Lima (2004), Kimura (2010) e Callai (2010), determinou-se um aparato teórico que atende a todas as instâncias analisadas neste trabalho, desde a importância do Estágio Supervisionado ao futuro professor de Geografia em formação, até o papel da Geografia escolar no desenvolvimento deste processo para o estagiário. A pesquisa realizou-se durante as observações de quatro aulas de Geografia em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da cidade de Aroeiras - PB, através de registros em um roteiro de observação elaborado por um dos professores regentes da disciplina de Estágio com tópicos detalhados norteadores e os critérios de observação. Como esperado, no que se refere ao enredo das aulas, notou-se a predominância de aulas centralizadas na fala do professor em decorrência de uma turma de constante inércia diante leituras prévias solicitadas pela docente, e que, portanto, chegavam a aula sem saber como proceder diante de perguntas indutivas; além da confirmação do processo reflexivo e preparatório que o Estágio Supervisionado I consiste para um professor em formação, tendo em vista que os eventos observados o fazem buscar soluções práticas plausíveis atreladas à teoria.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectObservação docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.titleA geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALDAIR DE FARIAS ARAUJO.pdf407.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.