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dc.contributor.authorSilva, José Williames dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-19T14:36:02Z-
dc.date.available2019-11-19T14:36:02Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21153-
dc.descriptionSILVA, José Williames dos Santos. Educação integral: um caminho para a promoção de saúde. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução A promoção de saúde constitui uma importante estratégia para melhoria dos hábitos saudáveis à vida e melhoria nos índices epidemiológicos de doenças transmissíveis e não transmissíveis. Assim a educação em saúde entre os escolares torna-se fundamental uma vez que a instituição escolar diante do seu papel social pode contribuir relevantemente para as ações de prevenção, promoção de saúde. Esta concepção se ratifica com as discussões e implementação de programas como o Programa Saúde na escola e Programa Mais Educação. Objetivos Avaliar o conhecimento e as ações sobre Promoção de Saúde entre os coordenadores do Programa Mais Educação como o intuito de aperfeiçoar as atividades de educação em saúde no município de Queimadas-PB;iIdentificar os temas e/ou atividades, do Programa Saúde na Escola, mais trabalhados pelo Programa Mais Educação nas instituições escolares que o possui; avaliar o perfil e o engajamento dos coordenadores do Programa Mais Educação com os temas e as ações propostas pelo Programa Saúde na Escola; identificar a maior fragilidade do Programa Saúde na Escola na concepção dos coordenadores Mais Educação .Metodologia Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitavivo, onde foram aplicados 18 questionários com treze questões, entre os coordenadores do Programa Mais Educação, analisados e discutidos. Os dados quantitativos foram analisados pelos software Excel 2013 e as questões discursivas seguiram a metodologia proposta por Bardin, com resultados apresentados em gráficos e tabelas, discurso direto e discutido com a literatura pertinente. Resultados Todos os coordenadores entrevistados possuem ou curso nível superior, 100% deles já ouviram falar sobre o termo promoção de saúde, onde 72% referem-se ao planejamento promovido pelo Mais Educação e Saúde na Escola como sendo a principal via de informação; 61% nunca realizaram atividades com as UBSF, a maioria avalia seu desempenho como “de acordo com a expectativa”, visto que as atividades propostas sempre são realizadas; os temas mais trabalhados são dois e cinco; 55% consideram as ações do PSE como boas, embora acreditam que é necessário aprimorar as ações práticas Conclusão Os temas de saúde mais trabalhados no Programa Mais Educação são: promoção da cultura de paz e direitos humanos, promoção das práticas corporais, atividades físicas e lazer nas escolas; promoção da segurança alimentar e promoção de alimentação saudável; os coordenadores avaliam seu desempenho como “de acordo com a expectativa” coerentemente visto nas atividades que desenvolveram durante a semana saúde na escola; ara um maior aprimoramento das ações do PSE é necessário, segundo os coordenadores, mais palestras sobre saúde, mais debates e mini-cursos e adequação das atividades do PSE com o Programa Mais Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Célia Regina Dinizpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapt_BR
dc.titleEducação integral: um caminho para a promoção de saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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