Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Geralda Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:42:28Z | - |
dc.date.available | 2019-11-20T12:42:28Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21158 | - |
dc.description | PINTO, Geralda Figueiredo. Educação inclusiva: a sociedade frente à diversidade. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos tempos atuais a sociedade, principalmente a educação escolar, está diante do grande desafio, que é a inclusão de todos os alunos no processo ensino e aprendizagem, onde a mesma é bem além do que integração, por provocar uma mudança na perspectiva educacional. Tendo em vista que esse processo é um meio de todos conquistarem seu lugar junto à sociedade, vivendo assim seus direitos e rompendo as barreiras da estigmatização, pois a inclusão tem como foco não deixar ninguém fora da escola, mesmo alunos com necessidades especiais, visto que agora eles devem ser vistos como seres capazes e ativos nas sociedades contemporâneas. O presente estudo está organizado em três secções, iniciando-se com a delimitação da temática considerando-se que esta é uma questão não tão recente na área educacional, mas, que ainda caminha a passos curtos. Em seguida tratamos do perfil, necessidades e desafios da escola inclusiva, que almeja incluir e educar para que todos obtenham uma boa aprendizagem, relacionando a prática docente com a educação inclusiva. A terceira secção reporta-se à pesquisa de campo, quando foram aplicados questionários com docentes acerca de sua prática e concepção de inclusão social. Os principais autores que nortearam o estudo foram Mitther (2003), César (2003), Carvalho (2007), Brasil (2007), Dutra (2005), Melo (1996), Mantoan (2005, 2007), Freire (1982) e Mitther (2003). A educação inclusiva ganhou maior ênfase após ser regulamentada em leis, mas a educação só será realmente inclusiva quando a sociedade verdadeiramente assumir seu real papel diante da igualdade e da diversidade. Assim viveremos num ambiente de oportunidades, o qual favorecerá também nosso desenvolvimento enquanto seres humanos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Leonardo de Araújo e Mota | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: a sociedade frente à diversidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Geralda Figueiredo Pinto.pdf | PDF - Geralda Figueiredo Pinto | 2.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.