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dc.contributor.authorSousa, Viviane Marques-
dc.date.accessioned2019-11-20T12:44:19Z-
dc.date.available2019-11-20T12:44:19Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21159-
dc.descriptionSOUSA, Viviane Marques. No viéis da transdisciplinaridade nas provas de química do exame nacional do ensino médio - ENEM. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA primeira versão do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, aconteceu no ano de 1998, com a finalidade de servir como indicador externo da qualidade da educação do país, através de diretrizes que o regulamentava até o ano de 2009, quando, então, ocorreram reformulações na sua estrutura. Hoje, o exame fixou-se no cenário educacional, aumentando consideravelmente o número de participantes em cada ano, de acordo com dados fornecidos Pelo INEP. A relação existente entre o homem e o meio ambiente se encontra, de certa forma, numa perspectiva voltada exclusivamente para a exploração econômica, estamos vivendo em uma geração de consumo exacerbados, onde cada vez é maior a produção de materiais que são descartados diariamente, o que contribui com prejuízos à vida em nosso Planeta, acarretando uma série de problemas que interferem significativamente na qualidade de vida do ser humano. Nosso objetivo nesta monografia é analisar as provas do ENEM dos anos de 2009 a 2013 de ciências naturais e suas tecnologias, principalmente, da disciplina de química que tematizam o meio ambiente. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa no que rege os Parâmetros curriculares Nacionais – PCN para o Ensino básico, o objetivo primordial deste trabalho é analisar a abordagem do Tema Transversal Educação Ambiental pelo Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Uma vez que é obrigatório o ensino da temática para todos os níveis de ensino de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96. A análise nos mostra que Neste Trabalho apresentou-se a análise analítica das questões de química encontradas no caderno “Ciências da Natureza e Suas Tecnologias” do ENEM, com intuito investigativo quanto a adequação do exame ao proposto pelo MEC nos documentos do PCN, onde sugere-se o trabalho de Temas Transversais, neste caso, Educação Ambiental. O que se percebe é a abordagem dos questionamentos ambientais conveniente com os documentos regulamentadores da educação no Brasil. Onde aparecem de forma contextualizada, educativa e informativa, seguindo o que sugere os documentos regulamentadores da educação no Brasil e de forma bem representada em número de questões por versão do exame, alcançando a marca de 24% na área do conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologiaspt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Francisco Brazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleNo viéis da transdisciplinaridade nas provas de química do exame nacional do ensino médio - ENEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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