Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2118
Título: Efeito da substituição do farelo de milho (Zea mays) pelo farelo de palma (Opuntia ficus-indica Mill) na alimentação de frangos de corte
Autor(es): Freitas, José Carlos Pinheiro de
Palavras-chave: Alimentação alternativa
Avaliação
Desempenho
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: O milho é um dos principais alimentos utilizados na formulação de rações, porém seu custo é elevado, levando os produtores à busca de alimentos alternativos. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da substituição parcial do farelo de milho pelo farelo de palma na alimentação de frangos de corte. O experimento foi realizado em Catolé do Rocha-PB, em DIC, com cinco tratamentos (0%, 3%, 6%, 9% e 12% de farelo de palma) e duas repetições de 20 aves cada. Foram utilizados 200 pintos de um dia de idade, de ambos os sexos, da linhagem Cobb. Adotou-se um programa de 24 horas de luz por dia. As variáveis analisadas foram consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar. Analisaram-se os dados pelo SAS (2001) e as médias foram comparadas pelo teste Tukey ao nível de 5% de probabilidade. No período de 1 a 45 dias, houve efeito significativo (P<0,05) para todas as variáveis analisadas, exceto o peso inicial. As aves dos tratamentos com 9% e 12% de farelo de palma (FP) obtiveram maior peso vivo final e ganho de peso em comparação aos demais tratamentos. As aves do tratamento com 9% de FP consumiram maior quantidade de ração quando comparadas com as dos tratamentos com 0% e 3% de FP. As aves dos tratamentos com 12% e 3% de FP apresentaram melhor (P<0,05) conversão alimentar em relação às dos tratamentos com 0% e 6% de FP. A palma apresenta potencial como alimento alternativo para a substituição parcial de farelo de milho na alimentação de frangos de corte.
Descrição: FREITAS, J. C. P. de. Efeito da substituição do farelo de milho (Zea mays) pelo farelo de palma (Opuntia ficus-indica Mill) na alimentação de frangos de corte. 2012. 12f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2118
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Pinheiro de FreitasPDF - José Carlos Pinheiro de Freitas533.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.