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dc.contributor.authorMeneses, Roberta Andrade-
dc.date.accessioned2019-11-25T14:22:31Z-
dc.date.available2019-11-25T14:22:31Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 378.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21184-
dc.descriptionMENESES, Roberta Andrade. O professor de ensino superior: delineando traços identitários. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, muitos estudiosos têm demonstrado interesse pela temática da identidade (BAUMAN, 2004; BEZERRA, 2009; SILVA, 2009). Coadunando-se a essa perspectiva, o presente trabalho discute a complexa questão da identidade, especificamente a identidade docente e, ainda mais restritamente, a questão da identidade do professor de ensino superior. A partir disso, temos por objetivo geral 1) Delinear traços identitários do professor universitário. E específicos: 1.1) Identificar fatores envolvidos na construção identitária do sujeito professor universitário; 1.2) Analisar as singularidades que marcam a identidade do professor universitário; 1.3) Descrever as percepções desses professores no que tange ao seu fazer laboral.Para tanto, realizamos um estudo de natureza qualitativa e viés exploratório, no qual entrevistamos três professores efetivos de uma universidade pública federal, cada um deles pertencente a uma das três grandes áreas do conhecimento, Exatas, Saúde e Humanas. A partir disso, analisamos as falas desses sujeitos, procurando perceber que concepções acerca de seus papéis profissionais tais sujeitos indiciavam ao refletirem sobre o exercício da docência e comprometimento com a função. Em face do exposto, estaremos operando sobre o discurso, enquanto objeto de estudo, tomando-o como uma forma de materialização da ideologia. Assim, partimos das contribuições de Eckert-Hoff (2008), notadamente a partir da noção de escritura de si, entendida como a construção e desconstrução do sujeito, no falar de si; além das contribuições de Cazarin (2007), Orlandi (2001). Desse modo, operamos sobre os rastros deixados pelos sujeitos, sinais a serem interpretados, os quais serão notabilizados a partir da identificação de dados recorrentes na tessitura discursiva. Portanto, o sujeito de que tratamos aqui é o sujeito do discurso, que traz consigo as investiduras do social, do ideológico e do histórico. As constatações advindas da análise apresentada no presente trabalho apontam que a identidade do professor de nível superior está ligada a um sistema de representações que tornam-se significados a partir da linguagem. Assim, esse sujeito professor mobiliza suas práticas tendo em vista enquadrar-se no sistema de representações no qual se referencia e pelo qual é referenciado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvânia Karla de Farias Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.titleO professor de ensino superior: delineando traços identitáriospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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