Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2120
Título: Fitomassa e componentes de produção da mamoneira BRS Energia adubada com nitrogênio e casca de pinhão manso
Autor(es): Silva, Sonaria de Sousa
Palavras-chave: Resíduos
Adubação
Dosagens
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar o crescimento e a capacidade produtiva da mamona BRS energia em função de resíduos sólidos orgânicos (casca de pinhão manso moída e integra) e adubação mineral (doses crescentes de nitrogênio de fósforo), nas condições edafoclimáticas do município de Catolé do Rocha, Estado do Paraíba. Foi utilizada no experimento a cultura da mamona BRS Energia. O plantio foi em vasos plásticos de 60 L, cujo solo foi peneirado e misturado com a casca de pinhão manso moída e integra no quantitativo de 3 toneladas/ha, equivalente a 300 g/vaso, associada a três dosagens de Nitrogênio na forma de amônia: 0, 30 e 60kg/ha. O Delineamento Experimental foi o de blocos ao acaso em arranjo fatorial 2 x 3, sendo (2) representando duas formas de utilização da casca (intrega e moída) e (3) as dosagens de Nitrogênio (0, 30 e 60kg/ha), com 4 repetições, totalizando 24 parcelas. Foram avaliados, fitomassa seca do caule, fitomassa seca das folhas, fitomassa seca do cacho sem sementes, fitomassa seca da parte aérea, fitomassa seca da raiz, fitomassa seca total, peso sementes, número de frutos do cacho primário e número de sementes do cacho primário. A adubação nitrogenada aumentou, significativamente, os valores da fitomassa seca da mamona, porém os tipos de Casca não influenciou a fitomassa seca da mamoneira BRS Energia. O número de frutos e sementes do cacho primário formados no solo adubado com a casca moída sobressaíram aquelas formadas no solo com casca natural.
Descrição: SILVA, S. S. Fitomassa e componentes de produção da mamoneira BRS Energia adubada com nitrogênio e casca de pinhão manso. 2013. 38f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2120
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sonaria de Sousa SilvaPDF - Sonaria de Sousa Silva1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.