Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2121
Título: Desempenho de mudas de alface (Lactuca sativa) sob diferentes doses de composto orgânico
Autor(es): Costa, Jucerlandio Pereira
Palavras-chave: Cultivares
Compostagem
Adubos orgânicos
Alface
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: O hábito de se cultivar plantas em recipientes tornou-se uma atividade econômica explorada no mundo, o que gerou a necessidade de buscar outros meios de crescimento, além do solo mineral. Este objetivou avaliar o desempenho de diferentes doses de composto orgânico na produção de mudas de alface Monica SF 31 e Mimosa Green Salad Bowl em ambiente protegido. O trabalho foi desenvolvido no viveiro de produção de mudas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha-PB, utilizando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, envolvendo duas cultivares e quatro doses de composto orgânico, perfazendo oito tratamentos, com quatro repetições obtendo 32 parcelas. Para a produção das mudas utilizou-se sacos de polietileno com capacidade para 1 kg de substrato. Foram analisadas: índice de velocidade emergência de plântulas (IVE), número de folhas (NF), área foliar (AF), massa verde (MV), massa seca (MS) e relação parte aérea/ raiz (PA/PR). As variáveis foram submetidas á análise de variância pelo teste F e as médias dos tratamentos comparados pelo teste tukey no nível de 5%, para determinação dos melhores substratos, procedeu-se a análises de regressão polinomial. O composto mostrou-se como uma boa alternativa para a formação de mudas de alface. A dose de 25% mostrou-se superior para todas as variáveis analisadas, exceto para a variável área foliar onde a cultivar Monica SF 31se sobressaiu na dose de 50% de composto orgânico enquanto a cultivar Mimosa Green Salad Bowl se sobressaiu na dose de 25% de composto.
Descrição: COSTA, J. P. Desempenho de mudas de alface (Lactuca sativa) sob diferentes doses de composto orgânico. 2013. 20f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2121
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucerlandio Pereira CostaPDF - Jucerlandio Pereira Costa671.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.