Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21229
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Maria Suelânia Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T12:37:10Z | - |
dc.date.available | 2019-12-03T12:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21229 | - |
dc.description | LIMA, Maria Suelânia Araújo de. Leitura e letramento: as muitas facetas na formação de leitores. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho versou sobre Leitura e Letramento: as muitas facetas naFormação de Leitores. Definiu-se como objetivo geral da pesquisa, suscitar reflexões sobre as muitas facetas utilizadas na Formação de Leitores, a partir de práticas de leituras significativas, dinâmicas e prazerosas. Para tanto, elegeu-se como objetivos específicos,identificar as possibilidades de leitura na escola e analisar como o aluno reage às práticas de leitura em sala de aula. Quanto à metodologia utilizada para a realização da pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo de campo, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Carlos Pessoa Filho, localizada em Aroeiras-Paraíba. Utilizou-se como sujeitos da pesquisa, uma professora de Língua Portuguesa e uma amostragem equivalente a dez alunos, de uma turma do 1º ano Ensino Médio. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um roteiro de observação tanto para a professora, como para os alunos. Como resultado da pesquisa pode-se inferir que é possível modificar a forma como vem sendo realizado o ensino de leitura na sala de aula, de modo a oportunizar uma vivência prazerosa no ambiente já mencionado e concomitante, o progresso individual e sobretudo social dos alunos. Isto é, promovendo a estes, o gosto pela leitura e consequentemente, contribuindo para a Formação de Leitores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Leitura e letramento: as muitas facetas na formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Suelânia Araújo de Lima.pdf | PDF - Maria Suelânia Araújo de Lima | 449.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.