Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2123
Título: Avaliação químico-bromatológica e fracionamento de carboidratos e compostos nitrogenados de forrageiras herbáceas no semiárido nordestino
Autor(es): Silvestre, Maria Aparecida
Palavras-chave: Alimentação
Fibras
Proteína
Plantas da caatinga
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: Objetivou-se avaliar a composição químico-bromatológica e o fracionamento de carboidratos e compostos nitrogenados de espécies herbáceas da caatinga nordestina. Para este estudo as forrageiras avaliadas foram: amendoim forrageiro - Arachis pusilla Benth., erva de ovelha - Stylosanthes humilis Kunth., mata-pasto - Senna obtusifolia (l.) H. S. Irwin & Barneby, milhã branca - Brachiaria plantaginea (Link) Hitchc., capim panasco - Eragrostis pilosa (L.), carrapicho - Cenchrus equinatus, malva amarela - Waltheria indica L. e Jitirana - Ipomoea purpúrea (L.) Roth. As espécies foram separadas, pesadas, processadas e analisadas para matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), matéria mineral (MM), extrato etéreo (EE), fibra insolúvel em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA), FDN corrigida para seu conteúdo de cinzas e proteínas (FDNcp), lignina e fracionados os carboidratos e compostos nitrogenados. As variáveis qualitativas e as frações que compõem os carboidratos e compostos nitrogenados das espécies analisadas mostraram-se bastante heterogêneas. A maior parte das espécies analisadas, quanto à composição químicobromatológica, tem potencial para o uso como forrageira. A conservação do material excedente durante o período chuvoso pode suprir a deficiência de proteína e fibra disponível e promover a manutenção do padrão de fermentação do rúmen, melhorando o desempenho dos ruminantes no período de escassez de forragem. O fracionamento de carboidratos e proteínas são análises simples, não onerosas e devem ser realizadas em todos os alimentos destinados a ruminantes.
Descrição: SILVESTRE, M. A. Avaliação químico-bromatológica e fracionamento de carboidratos e compostos nitrogenados de forrageiras herbáceas no semiárido nordestino. 2012. 15f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2123
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida SilvestrePDF - Maria Aparecida Silvestre268.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.