Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2125
Título: Aspectos produtivos do girassol adubado com casca de amendoim e nitrogênio no Sertão da Paraíba
Autor(es): Guimarães, Luciana Menino
Palavras-chave: Girassol
Fósforo
Adubação orgânica
Fertilizantes
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: Objetivou- se com este trabalho avaliar o efeito da adubação mineral através das doses crescentes de nitrogênio, doses fixas de fósforo e adubação orgânica, utilizando-se casca de amendoim íntegra e moída na cultura do girassol, cultivar Embrapa 122, nas condições edafoclimáticas do município de Catolé do Rocha - PB. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade Estadual da Paraíba, no campus IV, em Catolé do Rocha - PB, no ano agrícola de 2013. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em arranjo fatorial 2 x 4, sendo (2) representando duas formas de utilização da casca de amendoim (natural e moída) na quantidade de 3 toneladas/ha e (4) referente às dosagens de nitrogênio (0, 30, 60, e 90 kg/ha), com 4 repetições, totalizando 32 parcelas. Em todos os tratamentos foi utilizada uma adubação de P2O5 na quantidade de 30 kg/ha. As sementes do girassol foram plantadas em vasos plásticos de 60 L com 57,0 cm de altura, 40,0 cm de diâmetro superior e 26,5 cm de diâmetro inferior. As dosagens dos fertilizantes foram calculadas considerando a superfície e a profundidade de cada vaso, bem como as informações das análises de fertilidade do solo. Foram analisadas as seguintes variáveis de produção da planta: a) Número de sementes por capítulo; b) Peso de 100 sementes; c) Peso das sementes de cada capítulo; d) Peso Seco do capítulo com sementes; e) Peso seco do capítulo sem sementes; f) Peso verde do capítulo com sementes; g) Peso verde e seco da raiz; h) Peso verde do caule; i) Peso seco do caule; j) Peso verde das folhas; l) Peso seco das folhas. Conclui se que para o peso seco do capítulo com sementes as dosagens de nitrogênio e a casca natural tiveram um bom êxito, no entanto para peso verde e seco do caule as dosagens de nitrogênio não sobressaíram já para adubação utilizando as casca a que teve um efeito significativo foi a casca natural. Para os Números de sementes do capítulo, Peso de 100 sementes, Peso Seco do Capitulo sem Sementes, Peso verde do capítulo com sementes, Peso verde da raiz, Peso seco da raiz, Peso verde das folhas, Peso seco das folhas, Peso das sementes de cada capítulo não houve efeito significativo para as dosagens de nitrogênio importante na fase vegetativa bem como para a adubação utilizando a casca íntegra e moída.
Descrição: GUIMARÃES, L. M. Aspectos produtivos do girassol adubado com casca de amendoim e nitrogênio no Sertão da Paraíba. 2013. 37f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2125
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Menino GuimarãesPDF - Luciana Menino Guimarães603.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.