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dc.contributor.authorLima, José de-
dc.date.accessioned2019-12-04T13:42:43Z-
dc.date.available2019-12-04T13:42:43Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 158.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21250-
dc.descriptionLIMA, José de. Relação professor-aluno e a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa investigou o desenvolvimento da relação professor – aluno, enquanto processo cognitivo e social. Analisando, principalmente, os aspectos que contribuem para a teoria do afeto / esforço e o aluno valorizando no professor as qualidades que os ligam afetivamente. Com base nas teorias de relevantes autores, que se dedicam ao estudo do processo da relação professor – aluno, “nasceu” o desejo de fato tais pesquisas poderiam ser confirmadas na prática do dia-a-dia. A pesquisa foi realizada com 10 docentes e 30 discentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Márcia Guedes, sediada em Belém – PB. O objetivo principal foi perceber como os professores avaliam a experiência pedagógica desenvolvida, utilizando-se da análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Para isso, foi elaborado um roteiro de entrevista que serviu de orientação para a pesquisa. A partir das respostas aos questionamentos da entrevista foi organizado um perfil dos professores e alunos. Em seguida foram analisados os pontos positivos e negativos conforme a percepção dos docentes e discentes. Várias considerações surgiram, entre os aspectos “positivos” destacados constatamos que a relação professor – aluno deferiu substancialmente os objetivos pretendidos com relação ao exercício democrático desenvolvido e exercidos pelos seus componentes durante a realização de suas etapas. Como aspecto “negativo” encontra-se atitude discriminatória que não é concebível, sobretudo, em uma relação professor – aluno. O autor pretende que, do seu estudo, haja contribuições úteis para as pessoas envolvidas com a causa dos movimentos sociais e educacionais. Diante dessa realidade, destaca-se como papel importante o incentivo instaurado na relação professor – aluno como instrumento de transformação cognitiva e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleRelação professor-aluno e a importância do relacionamento afetivo entre professor e alunopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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