Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21279
Título: Narrativas de um homem em construção: literatura e história em José Lins do Rego entre os anos 1910-1930
Autor(es): Santana, Maxciel Joaquim de
Palavras-chave: Discurso da sociedade
História cultural
Masculinidade
Narrativa literária
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: Considerando a importância dos discursos da sociedade açucareira dos primeiros trintas anos do século XX na Paraíba, o presente trabalho tem como objetivo mapear os discursos da dualidade moderno/arcaico, que colonizam o corpo do personagem Carlinhos, presentes nas obras de José Lins do Rego: Menino de Engenho (2008a), Doidinho (2008b) e Meus Verdes Anos (2008c). Sob a perspectiva da História Cultural, a pesquisa sobre a narrativa literária do referido escritor paraibano nos leva a problematizar os discursos presentes nessa sociedade, analisando como sua escrita aborda as aparentes contradições entre a liberdade e libertinagem da sociedade açucareira e o poder disciplinador da instituição escolar, sendo esta responsável por impor a ordem, a disciplina e a civilidade. Pois, consideramos que tanto as narrativas sobre a indisciplina da vida rural como a disciplina da vida urbana se constituem enquanto espaços de modelagem e fabricação de masculinidade, espaços no qual um corpo sofre processos de alteridade mediante o convívio com os sujeitos e regras impostas. Por trabalhar com literatura como fonte principal, a metodologia aqui utilizada reflete o diálogo com os campos da Literatura e História Cultural, sob o crivo teórico dos seguintes autores: concepção de representação de Roger Chartier (1988), discussões sobre poder, discurso, e disciplina de Michel Foucault (2014), além do pensamento de Michel Certeau (2014) sobre táticas e outros conceitos como formas de burlas cotidianas diante das regras impostas. Procuramos mostrar a importância do debate sobre a constituição da masculinidade na literatura de Lins do Rego, destacando que dentro de uma sociedade existem discursos que são responsáveis por fabricar sujeitos a partir de seu cotidiano, os influenciando na maneira de agir e pensar.
Descrição: SANTANA, M. J. de. Narrativas de um homem em construção: literatura e história em José Lins do Rego entre os anos 1910-1930. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21279
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MAXCIEL JOAQUIM DE SANTANA.pdf981.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.