Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Título: Qualidade de méis de apis mellifera produzidos no sertão paraibano
Autor(es): Oliveira, Esdras Silvestre de
Palavras-chave: Abelha Apis mellifera
Qualidade
Caracterização
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: Objetivou-se avaliar a qualidade físico-química de méis de abelha Apis mellifera produzidos no sertão paraibano. Foram utilizadas dez amostras de méis de diferentes procedências (cooperativas, feira livre, supermercados). As amostras de méis foram caracterizadas físicoquimicamente no laboratório de análise da qualidade de produção vegetal, da Universidade Estadual da Paraíba, quanto aos parâmetros de teor de água (%), pH, sólidos solúveis totais (ºBrix) e acidez total titulável (meq/kg). O teor de água das amostras de méis estão em conformidade com a legislação brasileira, exceto a amostra 09 que apresentou um elevado valor nesse parâmetro. Com relação ao pH, os valores médios estão dentro da faixa estabelecida pela legislação, em torno de 3,61 a 5,00. Os teores de sólidos solúveis totais dos méis variaram de 61,7 a 81,17 ºBrix, já a acidez total titulável variou de 0,06% a 0,49%, estando dentro dos padrões recomendados pela legislação estadual, que estabelece para o mel de mesa uma acidez máxima de 2% e para um mel industrial máxima de 4%, portanto, 100% das amostras são consideradas mel de mesa, por apresentarem acidez abaixo de 2%. Pode-se concluir que diante dos resultados os méis são considerados méis de mesa. Diante das características físicoquímicas do produto, verifica-se que quase todas as amostras estão dentro dos padrões definidos pela legislação.
Descrição: OLIVEIRA, E. S. de. Qualidade de méis de apis mellifera produzidos no sertão paraibano. 2013. 15f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Ciências Agrárias - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2128
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Esdras Silvestre de OliveiraPDF - Esdras Silvestre de Oliveira381.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.