Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21288
Título: Controle social na política de saúde: desafios para uma gestão democrática e participativa dos conselhos de saúde
Autor(es): Costa, Cilânea dos Santos
Palavras-chave: Política de saúde
Conselhos de saúde
Participação social
Direito à saúde
Data do documento: 9-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve discussão sobre modelo de participação social que se tem desenhado no âmbito da Política de Saúde, através dos Conselhos de Saúde, mecanismos de controle social e ampliação da cidadania, criados a partir da Constituição Federal de 1988, fruto de um intenso debate do Movimento Sanitário que lutava pela democratização da saúde, em contraponto ao modelo privatista em vigência. Tendo em vista, que na atualidade vivenciamos um processo de desconstrução de direitos, em virtude do ideal neoliberal, instalado no País na década de 1990. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico, sendo evidenciados os desafios e possibilidades para controle social. Existe também, neste trabalho uma interação entre o controle social e o direito a informação, sendo concebida dentro de uma dupla perspectiva, o acesso a informação como via para o aprimoramento da cidadania e enquanto instrumento indispensável para o fortalecimento da Política de Saúde.
Descrição: COSTA, Cilânea dos Santos. Controle social na política de saúde: desafios para uma gestão democrática e participativa dos conselhos de saúde. 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21288
Aparece nas coleções:EAD I - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cilânea dos Santos Costa.pdfPDF - Cilânea dos Santos Costa837.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.