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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, José Leonardo Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T19:26:05Z | - |
dc.date.available | 2019-12-10T19:26:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21307 | - |
dc.description | Oliveira, J. L. B. de. A manifestação artística rompendo as barreiras da paralisia cerebral – um estudo de caso em uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2017. 46 p. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar um caso exemplar de desenvolvimento de atividades artísticas, com a linguagem teatral, realizadas por pessoas com deficiência, em uma escola de Campina Grande-PB. O que se espera de tal trabalho é a ênfase sobre a potencialidade e a transformação que a atividade humana tem de produzir criações plásticas, num ambiente de formação e transmissão de cultura, através da educação escolar. Tem como enfoques principais debater particularidades do desenvolvimento humano pela perspectiva de Vygotsky, abordar ainda o corpo como objeto fenomenológico e fundamental para a educação e debater o teatro como instrumento para inclusão e avanço escolar. No tocante ao fenômeno do corpo (PONTY,1992), busca-se descrever, como tarefa singular, a significação corpórea da pessoa com deficiência, através da conotação e da representação teatral, na qual dois agentes são envolvidos: uma criança com deficiência mental grave, e outra com deficiência física e motora acentuada, provocada por uma paralisia mental. Busca-se ainda compreender que através dos avanços cognitivos, psicológicos e até corporais pode-se notar uma contribuição social e cultural provida da atuação artística das pessoas com deficiência, num pleno processo inclusivo, de forma que se possa mapear todas as características, relevantes ou não, na atuação dos artistas que se propuseram e se deixaram influenciar pelos efeitos da arte. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi selecionado de acordo com os objetivos de cada um dos capítulos, embora todos eles tenham permeado o estudo de uma forma geral. As teorias abordadas estão ancoradas em autores como: (VUGOTSKY,1984); (PONTY,1994) e (LUIJPEN,1973). A metodologia escolhida para este trabalho, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva e analítica, para qual recorremos a fontes bibliográficas e a pesquisa empírica. A abordagem qualitativa possibilitou interpretar os fatos que fazem parte da dinâmica do ambiente estudado, construindo um estudo de caso e traduzindo as percepções dos atores envolvidos no contexto educacional analisado. A arte se caracteriza como uma das mais abertas vias para a perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência num processo de desenvolvimento da aprendizagem | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profª. Ms. Rosemary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | A manifestação artística rompendo as barreiras da paralisia cerebral – um estudo de caso em uma escola municipal de Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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