Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2131
Título: Levantamento da flora apícola em municípios da microrregião de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Silva, Carlos Alberto de Lima e
Palavras-chave: Flora apícola
Caatinga
Sustentabilidade
Estratos da vegetação
Data do documento: 10-Out-2013
Resumo: Objetivou-se com este estudo realizar um levantamento sobre a flora apícola em municípios da microrregião de Catolé do Rocha-PB, levando-se em consideração os três estratos da vegetação de caatinga. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de 55 questionários, onde foram levantados dados sobre os aspectos sociais, ecológicos e da flora, com apicultores dos municípios de Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó e Riacho dos Cavalos-PB. Os resultados dos dados sociais mostraram que os apicultores entrevistados são todos do sexo masculino, tem em média meio século de idade, com 3,6 habitantes/residência. Para a manutenção do pasto apícola 96% evitam queimadas e desmatamentos, sendo que 52,7% dos apicultores informaram que a polinização das culturas é a principal contribuição dada pelas abelhas, garantindo a manutenção dos ecossistemas vegetais. Para o fornecimento de água dos apiários 29% informou que utilizam água de poços e açudes. Em relação à flora apícola para os três estratos da vegetação de caatinga, foram identificadas 33 famílias, 78 gêneros e 107 espécies. Para as famílias botânicas, constatou-se que do total 17 são arbóreas, 10 arbustivas e 17 herbáceas, onde a Fabaceae apresentou o maior número de espécies, seguida pelas Anacardiaceae, Euforbiaceae e Rubiaceae, respectivamente. Destacando que todos os entrevistados reconhecem a existência das espécies Alfazema (Hyptis suaveolens Salzm R. Braga), Angico (Anadenanthera calubrina Vell. Brenam), Aroeira (Myracrodron urundeuva Fr. All.), Jitirana-branca, roxa e lilás (Ipomoea bahiensis Willd.), Jurema preta (Mimosa tenuiflora Willd. Poiret), Marmeleiro (Croton sonderianus Müll. Arg.), Mufunbo (Combretum leprosum Mart.). O conhecimento das espécies apícolas do bioma caatinga e sua época de floração contribuem para o estabelecimento de uma apicultura sustentável, produtiva e de qualidade. Existe a necessidade de estudos relacionados aos estratos da vegetação nativa, uma vez que as herbáceas é quem garante a produção na época das chuvas, sendo este o estrato menos estudado quando comparados com os demais.
Descrição: SILVA, C. A. L. e. Levantamento da flora apícola em municípios da microrregião de Catolé do Rocha-PB. 2013. 39f. Monografia (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2131
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alberto de Lima e SilvaPDF - Carlos Alberto de Lima e Silva1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.