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dc.contributor.authorAraujo, Talita Silva-
dc.date.accessioned2019-12-13T15:56:07Z-
dc.date.available2019-12-13T15:56:07Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.otherCDD 907.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21338-
dc.descriptionARAUJO, T. S. As práticas de memória na cultura escolar da Escola Estadual Padre Emídio Viana Correia de Campina Grande - PB (1968-1978). 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA escola é ambiente rico em memórias. Assim como outras instituições escolares, a Escola Normal é espaço de relações sociais, culturais, políticas e de poder em Campina Grande, e foi alvo durante período da Ditadura Militar, o mais sensível da sociedade civil brasileira. Tendo como objeto de estudo a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, este trabalho tem o princípio de problematizar duas questões centrais. Em primeiro lugar apresentamos a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia no contexto da História da Educação Campinense e seu surgimento sobretudo no contexto de mudanças que pairavam na cidade de Campina Grande entre os anos de 1968 e 1978. Temos como foco também pensar as práticas educacionais nesta instituição no âmbito da Ditadura Militar e como naquela época o projeto de educação dos governos militares trouxe implicações nas ações educativas desenvolvidas na escola. Deste modo, marcamos o trajeto da escola a partir das reflexões sobre educação dos governos militares trouxeram implicações e impactos nas ações educativas desenvolvida na Escola Normal. Deste modo, marcamos o trajeto da escola partindo de reflexões sobre a educação brasileira tomando como base as “leis orgânicas de ensino” de 1946 e as mudanças do projeto político educacional da Ditadura Militar. Apresentamos a cultura escolar neste espaço, sobretudo, no período considerado mais autoritário e conservador da Ditadura Militar, o período iniciado pela promulgação do Ato Institucional nº 5 (1968-1978). Nossa premissa é que a cultura escolar foi reprimida com o desígnio de coibir práticas consideradas “ideologicamente contrárias ao regime vigente”. A pesquisa realizada tem respaldo documental a partir do Arquivo José Agripino e de jornais como o Diário da Borborema e o Jornal da Paraíba. Metodologicamente, partimos do método indiciário de Carlos Ginzburg, na busca de problematizar as fontes no intuito de relacionar a memória e a cultura escolar. Dialogar-se-á também com os teóricos de memória, como Michel Pollack (1989) e Pierre Nora (1997), bem como com o conceito de cultura escolar com Dominique Julia (1995) e de Escolano Benito (2017). Através desta pesquisa, podemos compreender a importância do trabalho com memória e cultura escolar para discutir sobre o trajeto histórico de Escola Normal Estadual. Esta instituição foi marcada por transformações e estas trouxeram implicações para sua trajetória a partir do período que tomamos com estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleAs práticas de memória na cultura escolar da Escola Estadual Padre Emídio Viana Correia de Campina Grande - PB (1968-1978)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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