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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Marília Nóbrega Pereira de-
dc.date.accessioned2013-10-21T14:14:03Z-
dc.date.available2013-10-21T14:14:03Z-
dc.date.issued2013-10-21-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2135-
dc.descriptionFARIAS, M. N. P. de. Proposta Curricular de Educação Física do município de Cabaceiras – PB. 2012. 29f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractNo campo da Educação faz-se necessário ter em vigência uma Proposta Curricular para dar suporte no setor educacional e no processo de ensino-aprendizagem que atenda às necessidades de cada município ou estado e com a Educação Física não é diferente. O objetivo geral da pesquisa foi analisar e reconhecer a Proposta Curricular de Educação Física de Cabaceiras – PB a partir de um processo de construção participativa. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa. O campo de estudo foi o município de Cabaceiras e a população foi composta por 03 professores de Educação Física, 02 gestores e 03 coordenadores escolares. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante, o diário de campo para os registros reflexivos. Foram desenvolvidas sete oficinas no período entre julho e novembro de 2012. Em cada oficina foi apresentado, trabalhado e discutido um texto base sobre a Educação Física Escolar com vistas a um pensar metodológico e de conteúdos desta disciplina, assim como dinâmicas de grupo, fotos e vídeos tratando de aulas da educação física. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente a partir da sistematização e organização dos registros feitos no diário de campo, ao longo do processo. O projeto de pesquisa foi enviado ao Comitê de Ética da Universidade Estadual da Paraíba, de acordo com a Resolução 196/96 do Ministério da Saúde, sendo o mesmo aprovado com o número do parecer: 0084.0.133.000-12, em 11 de junho do corrente ano. Ao final das nossas discussões, consideramos que nossa proposta se fundamenta na abordagem crítico-superadora, a qual se opõe ao modelo mecanicista, propondo assim que o aluno vivencie conteúdos como os esportes, o jogo, a luta, a dança e a ginástica que visem explorar de forma ampla a cultura corporal, assim como torná-lo uma pessoa crítica e emancipada contribuindo para sua participação na sociedade. Por fim, reconhecemos a nossa proposta curricular no que tange a seus objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações para os níveis de ensino infantil, fundamental I e II, servindo de parâmetro para a efetivação deste componente curricular nas escolas do município de Cabaceiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProposta curricularpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleProposta curricular de Educação Física do município de Cabaceiras – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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