Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Franklin Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T17:54:14Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T17:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21391 | - |
dc.description | TEIXEIRA, F. C. Possibilidades da utilização da história em quadrinhos "O perfuraneve" no ensino de Geografia. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | É preciso salientar a necessidade de que sejam buscadas novas maneiras de realizar o processo de construção dos conhecimentos geográficos no e spaço escolar, de modo que seja despertado o interesse dos estudantes e desconstruída a ideia de memorização e abstração atribuídas à Geografia. Entre as alternativas possíveis para este feito, podemos mencionar o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como um recurso riquíssimo e que possui um universo amplo de possibilidades de utilização, inclusive no tocante aos conteúdos dessa área do saber. Nessa direção, este trabalho tem como objetivo refletir acerca da importância do uso de alternativas metodológica s para o ensino de Geografia a partir da utilização da HQ “O Perfuraneve”, considerando o leque de possibilidades oferecido por essa obra para as aulas da disciplina. Trata se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, realizada a partir do suporte teórico de autores como Vergueiro (2010), Vasconcelos (2011), Calvacanti (2008), Pontuschka (2006), entre outros que auxiliaram na compreensão de questões importantes no contexto do ensino aprendizagem, bem como contribuíram para o enriquecimento da análise da HQ escolhida como sugestão de recurso para as aulas de Geografia. A partir desse estudo foi possível verificar que a HQ pode oportunizar um processo de aprendizagem mais prazeroso para os discentes, como também constatou se que ela viabiliza a discussão de d iversos assuntos inerentes à disciplina Geografia, a exemplo da construção dos conceitos basilares desta ciência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nathalia Rocha Morais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos - HQ´s | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Possibilidades da utilização da história em quadrinhos "O perfuraneve" no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- FRANKLIN CORDEIRO TEIXEIRA.pdf | 3.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.