Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/214
Título: Interrelação periodontia e ortodontia: considerações periodontais para um tratamento ortodôntico bem sucedido
Autor(es): Alves, Braulio dos Santos
Palavras-chave: Odontologia
Periodontia
Ortodontia
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Este estudo teve por finalidade apresentar uma breve revisão da literatura pertinente à interrelação Periodontia e Ortodontia, destacando a importância da avaliação de alguns parâmetros clínicos periodontais que viabilizam um adequado tratamento ortodôntico. Ao longo dos últimos anos, tem se observado uma evolução quanto ao conceito da etiologia das doenças periodontais. Reconhece-se que a ocorrência destas afecções resulta de infecção bacteriana, mesmo atualmente admitindo-se a influência da genética ligada à susceptibilidade do indivíduo em desenvolver ou não a doença periodontal. A terapia ortodôntica pode promover efeitos injuriosos no periodonto, quando realizada de forma inadequada. No entanto essas seqüelas são frequentemente relacionadas ao acúmulo de biofilme e má higienização bucal dos pacientes. Isoladamente, a movimentação dentária ortodôntica não é causadora de recessão gengival, entretanto, variações na espessura dos tecidos moles e osso subjacente podem contribuir para o desenvolvimento dessas iatrogenias. Por esse motivo, antes de se iniciar um tratamento ortodôntico salienta-se a importância de uma análise detalhada do periodonto do paciente, a fim de se observar aspectos do tecido mole, defeitos mucogengivais e controle da inflamação gengival, assim como recomenda-se um controle periodontal concomitante à aplicação de forças ortodônticas, assegurando mínimas injúrias a esses tecidos e garantindo a eficácia do tratamento ortodôntico.
Descrição: ALVES, B. dos S. Interrelação periodontia e ortodontia: considerações periodontais para um tratamento ortodôntico bem sucedido. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/214
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Braúlio dos Santos Alves.pdfPDF - Bráulio dos Santos Alves702 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.