Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21415
Título: "Mas ele nunca me bateu...": trilhas cartográficas do feminicídio, do poder alegórico à violência física
Autor(es): Silva, Elaine Cristina dos Santos
Palavras-chave: História social
Educação
Violência de gênero
Feminicídio
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho busca problematizar o processo de construção das etapas que culminam no feminicídio. Para isso, discutiremos como essas mortes são construídas a partir de uma sociedade forjada sob normas patriarcais, controlando e desautorizando a mulher como agente da sua própria experiência, acarretando em uma educação voltada para cuidar e servir. Nesta perspectiva, tal cultura é responsável por uma série de determinações a respeito do corpo, da intelectualidade e da subjetividade da mulher, refletindo nas inúmeras violências que estas sofrem, sejam agressões psicológicas, emocionais, patrimoniais e físicas. Nesse sentido, buscamos refletir acerca da violência contra a mulher com ênfase no feminicídio, analisando como essa construção sociocultural da virilidade do homem é responsável pela violação de seus corpos, resultando na violência de gênero. Teórico e metodologicamente o trabalho está amparado em autores como FOUCAULT (2008) a partir da relação de poder, além de DAVID BRETON (2011) com os conceitos singularidade e representatividade. Ao discutirmos sobre a construção desse papel imposto à mulher, nos apoiaremos em autoras como DEL PRIORE (2014) e LOURO (2010).
Descrição: CRISTINA, E. C. dos S. "Mas ele nunca me bateu...": trilhas cartográficas do feminicídio, do poder alegórico à violência física. 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21415
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELAINE CRISTINA.pdf600.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.