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dc.contributor.authorSilva, Alcione Ferreira da-
dc.date.accessioned2019-12-20T16:30:15Z-
dc.date.available2019-12-20T16:30:15Z-
dc.date.issued2014-04-25-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21418-
dc.descriptionSILVA, A. F. da. Deu branco na Lei 10639/03: silêncios sobre a educação para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos. 2014. 105 p. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileiras) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as razões históricas pelas quais o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira ainda não está sendo contemplado, de modo a atender a lei 10.639/03, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, a partir da experiência dos sujeitos que compõem a instituição referida, no município de Campina Grande-PB. Objetivamos discutir a luta histórica do povo negro em favor de um modelo de educação igualitária, com foco na EJA, a partir da perspectiva dos Direitos Humanos. Nesta trajetória, teoricamente auxilia na tessitura de nossa escrita, Júlio e Strey (2011), Freire (1987, 1989 e 2011) e Thompson (1987 e 2003). Metodologicamente nos balizamos na história oral e pesquisa qualitativa a partir do Estudo de Caso, haja vista que o mesmo nos possibilita enfocar uma instância, instituição, objetivando retratar sua realidade de forma complexa e profunda por meio de uma análise e interpretação do contexto, para se perceber a multiplicidade de dimensões presentes no objeto, focalizando-o como um todo. A partir destes lugares, nossas análises nos permitiram perceber que, ainda nos dias atuais, nossa educação formal apresenta fortes traços advindos do racismo e do sistema de exclusão por ele fomentado. Os Direitos Humanos não se efetivam plenamente no ambiente escolar, o que percebemos por meio da análise à Educação de Jovens e Adultos que, composta majoritariamente por segmentos sociais pauperizados, ainda trata como “invisíveis” suas problemáticas sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAfrodescendentespt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleDeu branco na Lei 10639/03: silêncios sobre a educação para as relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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