Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21422
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Michelle Adeilma da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T11:59:24Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T11:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21422 | - |
dc.description | SILVA, M. A. C. A geometria e seu ensino: uma análise acerca de aspectos teóricos e práticos. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Geometria tem fundamental importância para o desenvolvimento intelectual do ser humano, é a partir dela que começamos a ter noção do espaço em que estamos inseridos, mas por diversos fatores, algumas vezes, esta não é desenvolvida adequadamente na Escola Básica. Pensando nisso, a presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos teóricos e práticos acerca da Geometria e seu Ensino a fim de compreender os conhecimentos considerados básicos e essenciais adquiridos por alunos de uma Turma do 8º Ano de uma escola municipal na cidade de Monteiro - PB. Para alcançar tal objetivo este trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira uma análise acerca das abordagens referentes ao Ensino de Geometria disponíveis nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma análise sobre as abordagens apresentadas para esse Ensino em uma coleção de livros didáticos do 6° ao 9° Ano que são utilizados nas escolas municipais de Monteiro – PB. Após estas análises a segunda etapa foi de planejamento e elaboração de testes com 10 questões envolvendo conteúdos geométricos de 6º a 8º Ano que estava presente nos livros didáticos analisados e nos documentos norteadores (PCN e BNCC), os quais foram propostos a um total de 16 alunos que compõem a Turma do 8º Ano. Os resultados apontam para uma grande fragilidade nos conhecimentos acerca de conceitos básicos da Geometria por parte dos alunos e, consequentemente, um distanciamento de aspectos teóricos e práticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) | pt_BR |
dc.title | A geometria e seu ensino: uma análise acerca de aspectos teóricos e práticos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Michelle Adeilma da Costa Silva.pdf | PDF - Michelle Adeilma da Costa Silva | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.