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dc.contributor.authorSilva, Francimácia Almeida Alves da-
dc.date.accessioned2020-01-14T15:34:42Z-
dc.date.available2020-01-14T15:34:42Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21434-
dc.descriptionSILVA. F. A. A. Cálculo diferencial e integral: fatores que ocasionam dificuldades e seus efeitos sobre o desempenho dos alunos. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com relatos acerca da história da Matemática, o Cálculo Integral foi desenvolvido mesmo antes do Cálculo Diferencial. Assim, o cálculo surgiu no final do século XVII, com os estudos de Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz. Com efeito, os conceitos estudados em Cálculo Diferencial e Integral são fundamentais para a resolução de problemas envolvendo conhecimentos matemáticos, como também de outras áreas do conhecimento. Dessa forma, o estudo dessa disciplina aparece principalmente nas grades curriculares de cursos da área de ciências exatas como Física, Engenharias, Química, Ciências da Computação, entre outros. No entanto, muitos alunos das Instituições de Ensino Superior apresentam dificuldades no que tange ao Cálculo Diferencial e Integral, as quais podem influenciar nas demais disciplinas que têm esse componente como pré-requisito para ingresso. À vista disso, esta pesquisa visa a responder, sob a perspectiva de graduados e graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, campus VI, quais são os principais fatores que ocasionaram dificuldades nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e quais foram ou são os efeitos dessas dificuldades sobre o desempenho nos componentes que têm tais disciplinas como pré-requisito. Assim, em aspectos gerais, esta pesquisa objetiva analisar possíveis fatores que dificultam o processo de aprendizagem nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, bem como seus efeitos sobre o desempenho dos alunos nos componentes que têm essas disciplinas como pré-requisito. Nesse sentido, os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário aplicado a uma amostra constituída por 21 (vinte e um) graduados e graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, campus VI, que cursaram as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, bem como os demais componentes curriculares que as têm como pré-requisito. Portanto, os resultados desta pesquisa apontam que, na concepção dos alunos, os principais fatores que ocasionam dificuldades no processo de aprendizagem nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral são: complexidade dos conteúdos, conhecimento prévio insuficiente, bem como seu próprio desinteresse. Desse modo, a maioria dos alunos não apresentou baixo rendimento nos componentes que têm Cálculo Diferencial e Integral como pré-requisito, além de não demonstrar intenção de desistir do curso devido às disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e/ou às demais que têm essas disciplinas como pré-requisito.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfª. Ma. Gilmara Gomes Meirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura Plena em Matemática (Campus VI)pt_BR
dc.titleCálculo diferencial e integral: fatores que ocasionam dificuldades e seus efeitos sobre o desempenho dos alunospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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