Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2146
Título: Tecnologias digitais na metodologia do ensino de história nos anos iniciais: o portfólio na construção do saber local
Autor(es): Taveira, Lidiane de Paula
Palavras-chave: Ensino de História
Ensino Fundamental
Tecnologias Digitais
Data do documento: 23-Out-2013
Resumo: A realização deste trabalho evidencia como as linguagens tecnológicas, especificamente o portfólio digital influencia na construção do saber histórico significativo em sala de aula. Para tal, nosso trabalho aponta como objetivo discutir no contexto da educação no campo de ensino de História dos anos iniciais a perspectiva metodológica do portfólio digital mostrando a sua dimensão educativa na aprendizagem do saber histórico escolar. Nesse intuito, como abordagem metodológica utilizamos a pesquisa de caráter qualitativa, cuja técnica é uma pesquisa-ação, com especificidade de investigar a contribuição do portfólio digital como aporte didático para o ensino local de história nos anos iniciais. Para tanto, utilizamos como instrumento de coleta de dados documentos oficiais, questionário e o portfólio. A pesquisa teve como lócus a cidade de Queimadas-PB, com alunos/as do Ensino Fundamental I. Para fundamentarmos nossa pesquisa debruçamos pela obra de Minayo (1994), Freire (1996), Germinari (2012), Buczenko (2012), Moreira e Candau (2003), Toledo (2012), Vasconcellos (2003), Ferrarezi (2012), Gabriel (2008), Kenski (1997), Raizer (2007), Vasconcellos (2003), dentre outros/as autores/as. Esperamos que este estudo contribua para prática pedagógica de professores/as, bem como desenvolva nos sujeitos envolvidos com a aprendizagem reflexões significativas para o exercício docente. Tais reflexões possibilitam aos/as educadores/as o reconhecimento do portfólio digital como uma ferramenta educativa para o ensino de história local nos anos iniciais, uma vez que esse veículo de aprendizagem caracteriza-se pelo estímulo a criatividade e transformação de atividades árduas, consideradas pelos/as alunos/as como algo dinâmico e fácil, contribuindo desta forma com o processo de ensino e aprendizagem e com a formação de sujeitos participativos na sociedade.
Descrição: Taveira, L. de P. Tecnologias digitais na metodologia do ensino de história nos anos iniciais: o portfólio na construção do saber local. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2146
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane de Paula Taveira.pdfLidiane de Paula Taveira2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.