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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Amorim, Cíntia Emanuela dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T11:48:21Z | - |
dc.date.available | 2020-01-15T11:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21466 | - |
dc.description | AMORIM, C. E. S. Escola, espaço de convivência: um olhar sobre o papel do mediador na educação especial. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a inclusão escolar de alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, mental, auditiva ou múltipla. Tendo como foco o papel do mediador na inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar, visto que a inclusão é um processo que está promovido nas práticas educacionais dentro dos parâmetros que regem a educação. O estudo baseia-se na problemática de discorrer a importância do mediador sobre métodos e recursos são utilizados pelos mediadores em sala de aula com os alunos com deficiência de uma escola municipal da cidade de Sertânia- PE. O objetivo é apresentar de maneira concisa o papel do mediador, bem como ressaltar o desempenho de suas funções no ambiente escolar, realizando uma reflexão dos possíveis desafios às suas práticas de atuação relacionada à aprendizagem e da importância desse profissional no processo de inclusão escolar do aluno com necessidade específica. Tendo como embasamento os estudos de Mantoan (2011), Skliar (2006), Beyer (2013), Glat e Pletsch (2012), a Lei Brasileira de Inclusão (2015), dentre outros. A pesquisa se solidifica por intermédio de um questionário semiestruturado direcionado ao mediador para identificar quais métodos e recursos utilizados na sala de aula, visando à adequação da escola ao contexto social, cultural e à realidade ao qual pertencem. Ao final da pesquisa percebeu-se que o mediador não usa apenas uma metodologia específica, mas faz uso de múltiplos recursos e procedimentos no intuito de beneficiar o aluno com deficiência, seja na sua aprendizagem ou na sua adaptação ao ambiente que ele se encontra, e que estes profissionais são extremamente relevantes no processo de inclusão, pois, estão envolvidos diretamente e/ou indiretamente no universo escolar e social da pessoa com deficiência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Esp. Maria da Conceição Almeida Teixeira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alunos com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Escola, espaço de convivência: um olhar sobre o papel do mediador na educação especial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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