Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Josefa Adriana-
dc.date.accessioned2020-01-15T12:02:41Z-
dc.date.available2020-01-15T12:02:41Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21474-
dc.descriptionALVES, J. A. Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].pt_BR
dc.description.abstractO ensino em Língua Portuguesa atualmente está necessitando da utilização de métodos de ensino que levem o aluno a perceber-se como parte do processo de ensino e aprendizagem. A utilização do gênero textual poema é uma dessas possibilidade, pois além do seu caráter atrativo e técnico, este tipo de texto pode levar o aluno a desenvolver sua prática de leitura através de diferentes momentos em sala de aula, pincipalmente quando o professor de Língua Portuguesa promove momentos de interação, com aulas atrativas. Diante destas considerações o estudo teve como objetivo analisar os conhecimentos e percepções de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I sobre a literatura e o gênero literário poema a partir de estratégias de mediação leitora utilizadas pelo professor. A metodologia, nesse sentido, foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa de observação não-participante, produção de redações e poemas, bem como roda de conversa em uma turma do 4º Ano da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, localizada no município de Sertânia, estado de Pernambuco. Percebeu-se como conclusão que a intervenção por meio da observação e da escuta dos alunos foi importante para analisar a percepção dos alunos sobre literatura e poema, e observou-se que descreveram seus conhecimentos de forma específica e clara, através da produção textual e, principalmente, pela oralidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Ma. Christina Gladys de Mingareli Nogueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectGênero textual (poema)pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.titleLiteratura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Adriana Alves.pdfPDF - Josefa Adriana Alves858.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.