Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Josefa Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T12:02:41Z | - |
dc.date.available | 2020-01-15T12:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21474 | - |
dc.description | ALVES, J. A. Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino em Língua Portuguesa atualmente está necessitando da utilização de métodos de ensino que levem o aluno a perceber-se como parte do processo de ensino e aprendizagem. A utilização do gênero textual poema é uma dessas possibilidade, pois além do seu caráter atrativo e técnico, este tipo de texto pode levar o aluno a desenvolver sua prática de leitura através de diferentes momentos em sala de aula, pincipalmente quando o professor de Língua Portuguesa promove momentos de interação, com aulas atrativas. Diante destas considerações o estudo teve como objetivo analisar os conhecimentos e percepções de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I sobre a literatura e o gênero literário poema a partir de estratégias de mediação leitora utilizadas pelo professor. A metodologia, nesse sentido, foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa de observação não-participante, produção de redações e poemas, bem como roda de conversa em uma turma do 4º Ano da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, localizada no município de Sertânia, estado de Pernambuco. Percebeu-se como conclusão que a intervenção por meio da observação e da escuta dos alunos foi importante para analisar a percepção dos alunos sobre literatura e poema, e observou-se que descreveram seus conhecimentos de forma específica e clara, através da produção textual e, principalmente, pela oralidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Ma. Christina Gladys de Mingareli Nogueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual (poema) | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.title | Literatura, poema e percepção infantil: um olhar a partir da turma de 4º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Dr. Alcides Lopes de Siqueira, Sertânia-PE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa Adriana Alves.pdf | PDF - Josefa Adriana Alves | 858.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.