Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21477
Título: Curte ou curti: a variação na desinência final do verbo curtir, em interações no facebook
Autor(es): Lucena, Larissa Mikaella Mamede
Palavras-chave: Modo imperativo
Variação linguística
Facebook
Redes sociais
Data do documento: 20-Dez-2019
Resumo: O presente artigo tem o propósito de realizar uma análise sobre as possíveis causas da variação na escrita do verbo curte para a forma curti em enunciados publicados por usuários do Facebook. Com abordagem qualitativa cuja metodologia está centrada em estratégia exploratória e descritiva, considerando-se como procedimentos: identificação e seleção de publicações de até oito usuários do Facebook que utilizem em seus enunciados variações do referido verbo. Tem-se como referência para a análise os textos teóricos de Labov (2008), Luckesi (2008), Bagno (2007) como também de Câmara Jr no que se refere à constituição do sistema vocálico. Em referência aos dados analisados de 50 publicações encontradas 44 apresentaram a forma curti para o modo imperativo. Então, diante do que fora observado é importante ressaltar que não há uma substituição completa tendo em vista que contexto do enunciado indica que houve uma alteração na escrita, porém a mesma não interfere na fala, o fato que é constatado é a existência de um desvio ortográfico na escrita da forma verbal curte, em que o -e é representado pelo –i átono, e não o processo de mudança que ocasionaria ao longo do tempo na normatização do uso da forma verbal curti também na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo. Nesse aspecto, conclui-se que o desvio ortográfico consiste na alteração da escrita de modo desvinculado da norma padrão da língua, o qual tanto pode ter origem no desconhecimento das regras de ortografia como também na forma de situar uma alteração intencional na grafia, com o objetivo de reforçar o pedido para os seguidores atenderem ao comando apresentado (curtir o que fora publicado), nessa última situação, supõe-se que o falante tem conhecimento da grafia correta, entretanto, opta por usar o desvio de ortografia propositadamente.
Descrição: LUCENA, L. M. M. Curte ou curti: a variação na desinência final do verbo curtir, em interações no facebook. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21477
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Mikaella Mamede Lucena.pdfPDF - Larissa Mikaella Mamede Lucena2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.